Google disponibiliza Custom Tabs para abrir links de apps no Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Google disponibiliza Custom Tabs para abrir links de apps no Chrome
Avatar do autor

A Google resolveu facilitar a vida de quem tem um dispositivo Android e costuma abrir links diretamente dentro de um app. Isso será possível graças à nova ferramenta que o time de desenvolvimento da empresa está disponibilizando, chamada Chrome Custom Tabs (Abas Personalizadas do Chrome, em tradução simples). Ela permite aos aplicativos carregarem previamente em segundo plano o conteúdo dos links exibidos na página que o usuário está visualizando.

Isso já era possível antes, graças à WebView, uma ferramenta bastante semelhante, mas que era bastante complicada de se configurar para funcionar em sincronia com os apps e por isso nunca foi muito difundida. A intenção da Google com as Custom Tabs é que o usuário tenha acesso praticamente instantâneo ao conteúdo que quer visualizar a partir de um aplicativo, uma vez que o carregamento dessas abas será ainda mais rápido do que no próprio Chrome.

Os desenvolvedores de apps que adotarem a ferramenta poderão personalizá-la para seguir o esquema de cores de seus programas e outros padrões customizáveis, e o modo de aplicar essas alterações se dá de uma forma muito simples. Basta algumas linhas de código e pronto. Para quem precisa fazer personalizações mais complexas, a Google disponibiliza até mesmo uma biblioteca de suporte aos desenvolvedores.

A empresa liberou também a animação acima, que mostra a mesma página sendo aberta com uma Custom Tab, no navegador padrão e na antiga ferramenta WebView. Se na prática o carregamento for pelo menos próximo do que podemos ver no GIF, a diferença realmente é gritante. A novidade deve chegar ao público nas próximas semanas e já há alguns parceiros preparando suas próprias versões das abas customizáveis, como Feedly, Medium e Tumblr.

Para visualizar as novas páginas quando elas estiverem disponíveis, é necessário ter a versão 45 do Chrome para dispositivos móveis, que deve chegar para todos os smartphones e tablets com o sistema nos próximos dias. Usuários que possuem a versão Beta do navegador já contam com o recurso há algumas semanas.

Em quais apps você costuma abrir mais links para conteúdos externos? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Google disponibiliza Custom Tabs para abrir links de apps no Chrome