Google disponibiliza Custom Tabs para abrir links de apps no Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Google disponibiliza Custom Tabs para abrir links de apps no Chrome

A Google resolveu facilitar a vida de quem tem um dispositivo Android e costuma abrir links diretamente dentro de um app. Isso será possível graças à nova ferramenta que o time de desenvolvimento da empresa está disponibilizando, chamada Chrome Custom Tabs (Abas Personalizadas do Chrome, em tradução simples). Ela permite aos aplicativos carregarem previamente em segundo plano o conteúdo dos links exibidos na página que o usuário está visualizando.

Isso já era possível antes, graças à WebView, uma ferramenta bastante semelhante, mas que era bastante complicada de se configurar para funcionar em sincronia com os apps e por isso nunca foi muito difundida. A intenção da Google com as Custom Tabs é que o usuário tenha acesso praticamente instantâneo ao conteúdo que quer visualizar a partir de um aplicativo, uma vez que o carregamento dessas abas será ainda mais rápido do que no próprio Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os desenvolvedores de apps que adotarem a ferramenta poderão personalizá-la para seguir o esquema de cores de seus programas e outros padrões customizáveis, e o modo de aplicar essas alterações se dá de uma forma muito simples. Basta algumas linhas de código e pronto. Para quem precisa fazer personalizações mais complexas, a Google disponibiliza até mesmo uma biblioteca de suporte aos desenvolvedores.

A empresa liberou também a animação acima, que mostra a mesma página sendo aberta com uma Custom Tab, no navegador padrão e na antiga ferramenta WebView. Se na prática o carregamento for pelo menos próximo do que podemos ver no GIF, a diferença realmente é gritante. A novidade deve chegar ao público nas próximas semanas e já há alguns parceiros preparando suas próprias versões das abas customizáveis, como Feedly, Medium e Tumblr.

Para visualizar as novas páginas quando elas estiverem disponíveis, é necessário ter a versão 45 do Chrome para dispositivos móveis, que deve chegar para todos os smartphones e tablets com o sistema nos próximos dias. Usuários que possuem a versão Beta do navegador já contam com o recurso há algumas semanas.

Em quais apps você costuma abrir mais links para conteúdos externos? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.