Em uma época na qual aplicativos e serviços podem valer centenas de milhões – ou mesmo alguns bilhões de dólares –, é preciso se desdobrar para que os responsáveis pela empreitada façam valer o dinheiro aplicado por investidores e parceiros. Avaliado em cerca de US$ 19 bilhões, o Snapchat parece estar fazendo o que pode para se monetizar, apostando de forma agressiva na função Discover, que exibe conteúdo de anunciantes. Porém, a companhia pode ter exagerado na dose no último update do app, causando a ira de uma parte de seu público.

A atualização 9.12.0, liberada na última segunda-feira (13) tanto para usuários de dispositivos Android como iOS, fez com que a ferramenta publicitária não ficasse mais restrita a uma aba dedicada e passasse a fazer parte da tela Stories – ou Novas Histórias, a timeline da plataforma. O objetivo é fazer os usuários se envolverem mais com o material publicado por empresas e portais como Comedy Central, CNN, Daily Mail e outros, que fica disponível no serviço por 24 horas antes de dar lugar a uma nova peça publicitária.

#chateado?

Isso quer dizer que, a partir de agora, é preciso passar tanto pelo conteúdo da seção Discover como da Live Events (Ao Vivo) antes de chegar às postagens feitas por amigos ou pessoas que você segue dentro do Snapchat. A estratégia parece perfeita para melhorar o relacionamento com os parceiros e valorizar o espaço de anúncios no app, não é? O “pequeno detalhe” que parece ter ficado em segundo plano é a sensibilidade à flor da pele do pessoal que utiliza o software diariamente, em grande parte jovens adultos e adolescentes.

Se uma mudança suave na cor do ícone do Spotify já fez o povo “xingar muito no Twitter”, consegue imaginar os comentários que se seguiram à atualização do aplicativo com essas alterações na timeline? “Nova atualização não gostei por causa dos discover na história, zuado”, escreveu um internauta na página da Google Play, enquanto outro, na App Store, decretou que “A atualização de hoje, ficou péssimo o app! Tela muito cheia, não dá pra tirar... não gostei! Muito chato!!”. Os melhores posts, porém, são mesmo no Twitter:

“Desnecessários”, um xingamento gentil

Esse foi direto ao ponto

Ninguém gosta do Discover, caras!

Não, não quero “descobrir” nada

--

Ficou bravo ou nem liga para a mudança do Discover no Snapchat? Deixe sua opinião no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: