Portal é o app que facilita a transferência de arquivos entre PC e Android

1 min de leitura
Imagem de: Portal é o app que facilita a transferência de arquivos entre PC e Android
Imagem: Pushbullet

É comum utilizarmos o computador como estação de trabalho ou para fazer nossos afazeres, como ver fotos, ouvir músicas ou ler documentos. Contudo, muitas vezes precisamos interromper o que estamos fazendo, mas ficamos com vontade de continuar as tarefas no smartphone.

Isso é possível há um bom tempo, mas por ser trabalhoso – conectar um cabo, abrir um programa específico etc. –, acabamos não utilizando muito essa funcionalidade. Para facilitar essa transferência, a Pushbullet criou o Portal, um aplicativo – não, não é o jogo da Valve – que utiliza a sua rede local para o compartilhamento de arquivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O recurso também não é novo, já que algumas montadoras – como Samsung, LG e outras – e empresas já produziram recursos semelhantes. Entretanto, é na maneira que o aplicativo funciona que está o maior destaque. Portal simplesmente requere um código QR na tela do computador para funcionar, tudo de maneira rápida e prática.

Simples, prático e rápido

Muitos aplicativos que oferecem esse tipo de serviço necessitam que o usuário abra uma janela e digite um endereço de IP definido pelo programa. Apesar de ser mais simples do que usar o cabo de transferência de dados, ainda é trabalhoso.

Para utilizar a nova ferramenta da Pushbullet, basta abrir a página web do Portal no seu computador, escanear o código pelo aplicativo de Android e transferir o que você quiser. No smartphone, é possível ver os arquivos recentes e redirecioná-los para a pasta desejada. Infelizmente, o inverso não é possível por enquanto, ou seja, nada de passar fotos do seu aparelho para o computador de forma rápida.

Outro ponto negativo é a possibilidade de passar apenas conteúdos de até 1 GB de tamanho. Além disso, não existe uma versão para iOS. Caso você queira algo semelhante para o seu iPhone – ou até mesmo para Android, já que o OS também possui uma versão do app –, existe o Infinit.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.