Tchau, desorganização: confira 10 apps para aumentar sua produtividade

6 min de leitura
Imagem de: Tchau, desorganização: confira 10 apps para aumentar sua produtividade
Imagem: Escritorio Remoto

A tecnologia está presente em nosso cotidiano para nos ajudar com qualquer tarefa. Em grande parte do tempo, a utilizamos apenas para diversão, esquecendo que smartphones e tablets são poderosas ferramentas para ajudar em nossa produtividade.

É comum esquecermos o que devemos fazer, deixar aquela conta passar batido, largar aquele arquivo vital para uma reunião no computador de casa e até mesmo nos atrapalharmos nas finanças pessoais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nas tarefas que realizamos no dia a dia, montamos a lista de apps abaixo para ajudá-lo a organizar seus afazeres e agilizar o seu trabalho diário. Como de costume, priorizamos utilitários que sejam multiplataforma e daremos atenção para os sistemas Android, iOS e Windows Phone.

IFTTT

A sigla estranha corresponde à frase em inglês “If this than that”, que em uma tradução literal seria “Se isso, então aquilo”. Por mais estranho que possa parecer, o IFTTT é um ótimo serviço para monitorar redes sociais ou criar “receitas” que possam ajudá-lo na sua rotina.

Por exemplo, é possível montar uma fórmula para receber emails e SMS toda vez que a página oficial do seu banco postar algo. No caso, “se postar, então me envie uma mensagem e um email”. Apesar de ser uma sugestão hipotética e boba, as combinações são gigantescas, sendo possível criar diversas fórmulas que o auxiliem na sua rotina.

O IFTTT está disponível para Android, iOS e Windows Phone – versão não oficial – gratuitamente. Para utilizá-lo, basta criar uma conta e logar com as redes sociais que forem úteis para você.

DropBox

Esta lista não estaria completa se não colocássemos ao menos um aplicativo que gerencie os seus arquivos em nuvem. Esses tipos de serviço são essenciais para pessoas que lidam com muitos dados e versões diferentes de um mesmo item.

Portanto, se você perder uma informação importante ou estiver com a versão desatualizada, basta ter uma cópia no DropBox para acessá-la de qualquer lugar, seja computador, tablet ou smartphone. Contudo, é necessário criar rotinas e hábitos para lembrar de ter todos os seus arquivos em nuvem.

O DropBox oferece 2 GB de armazenamento – que pode ser aumentado drasticamente com alguns passos recomendados pelo próprio serviço –, espaço livre para arquivar qualquer coisa, desde executáveis a documentos do Word. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Evernote

Por mais simples que seja, vez ou outra você sempre utiliza o bloco de notas para registrar aquela informação rápida ou algo de que você precisa lembrar. Ou, talvez, você use alguns post-its na mesa do escritório para manter algumas informações vitais por perto. Contudo, essas soluções simples são sempre centralizadas em um só lugar, e depender delas pode deixá-lo na mão.

Evernote pode ajudá-lo a guardar suas anotações em um só lugar, como um serviço de armazenamento em nuvem. O app é um dos principais organizadores de ideias da atualidade e pode ser utilizado via web, smartphone ou tablet. Você pode se perguntar: “Por que não fazer a mesma coisa no DropBox ou Google Drive, já que eles também armazenam informações em servidores?”

A resposta é fácil. O foco de Evernote é organizar suas notas, ou seja, ele possui uma ferramenta de pesquisas e uma interface que funcionam de uma maneira bem mais otimizada quando o assunto é facilidade e rapidez para encontrar algo – similar à forma como você consulta informações nos post-its da sua mesa.

Evernote está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone. Existe uma versão paga que remove anúncios e aumenta o limite de espaço em nuvem alocado para sua conta, mas que funciona da mesma maneira.

Trello

O Trello é um serviço de gerenciamento de tarefas muito útil para administrar projetos e atribuir incumbências para uma equipe. Apesar de ser utilizado principalmente em ambientes comerciais, nada impede que você controle seus afazeres pessoais nele.

É possível criar boards e tarefas, marcando pessoas em cada cartão para dividir funções. Sem sombra de dúvidas, um aplicativo excelente para administrar projetos. Trello está disponível para Android e iOS gratuitamente, além de possuir um app não oficial para Windows Phone.

Asana

O Asana é um concorrente do Trello, ou seja, também é um organizador de tarefas e coordenador de afazeres em equipes. O serviço é um ótimo gerenciador de projetos, ideal para quem quer manter o prazo dos serviços em dia.

É possível criar cartões com descrições e datas limites, anexar arquivos e comentários e até mesmo criar estruturas para áreas distintas do escopo do projeto. Igual ao Trello, Asana é focado em áreas comerciais, mas pode ser facilmente adaptado para administrar seus assuntos pessoais.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS, contando também com uma versão não oficial para Windows Phone.

G Task

Quem nunca fez uma listinha de “coisas que eu preciso fazer”? Sempre temos algumas tarefas que não podemos esquecer e fazemos um passo a passo de como chegar lá. Ou talvez seja apenas um lembrete dos afazeres que não podemos esquecer no dia ou na semana.

G Task é um aplicativo que leva esta prática para os smartphones e tablets, sincronizando as informações da conta Google (principalmente o Calendário) para criar notas automáticas das suas tarefas.

O app está disponível para Android e iOS (contudo, as versões são desenvolvidas por empresas diferentes) gratuitamente.

Tasks

Como o G Task não possui uma versão para Windows Phone, colocamos Tasks nesta lista como alternativa para o sistema operacional da Microsoft. O aplicativo atua de forma semelhante ao seu concorrente, mas utilizando a sincronização de dados com o Outlook, Office 365, Exchange e contatos do smartphone.

O utilitário cria tarefas e lembretes no calendário da sua conta, utilizando categorias predefinidas ou criadas especificamente pelo usuário. Ele é um ótimo app – além de ser gratuito – para organizar as tarefas do dia a dia, caso você possua um Windows Phone.

Google Keep

O Google Keep é um app exclusivo de Android que mistura o conceito de listas de tarefas com o de lembretes, utilizando ao máximo as funcionalidades do smartphone de forma inteligente para garantir que você esteja atento ao que precisa fazer e, talvez, não se lembre.

O aplicativo utiliza sua localização e muitos outros dados para contribuir na eficiência dos lembretes. Por exemplo: você possui uma anotação para comprar manteiga? Se o Google Keep perceber que você está em um mercado, ele vai alertá-lo. Além disso, é possível gravar mensagens de voz (que são transcritas pelo utilitário) e até mesmo compartilhar listas com amigos e familiares.

Toggl Time Tracker

Um cronômetro é útil uma vez ou outra na vida, não? Mas se levarmos este conceito adiante para monitorar nossas atividades diárias, podemos gerar estatísticas interessantes que podem auxiliar na nossa organização pessoal e profissional.

Toogl Time Tracker oferece uma variedade de atividades nas quais você pode inserir o tempo que gasta em cada uma delas, como atividades esportivas, tempo de sono, período de trabalho etc. Com todas essas informações em mãos, é possível visualizar gráficos que demonstram o seu desempenho, possibilitando uma análise crítica do que está consumido energia demais nas suas atividades diárias.

O aplicativo oferece todos esses dados em forma de arquivos CSV, XML e PDF, para que você mantenha o registro da sua rotina. Toogl Time Traker está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Time Tracker

Este aplicativo é a alternativa de Toggl para o Windows Phone, funcionando de maneira bem similar ao concorrente. É possível monitorar diversos afazeres do seu dia a dia e até mesmo criar tempos predefinidos para suas atividades (como um contador ou gerenciador), criando assim períodos regrados para as suas atividades.

Time Tracker funciona mesmo se não estiver aberto, continuando a cronometrar suas atividades. O app é gratuito e exclusivo de aparelhos com o sistema operacional da Microsoft.

Pode ser que nenhum desses aplicativos mude drasticamente sua vida no início, mas criar uma rotina organizada com a tecnologia pode aumentar consideravelmente a sua produtividade. Conhece algum app que ficou de fora? Não deixe de comentar abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.