Divisão da Samsung na Tunísia cria app para portadores de Alzheimer [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Divisão da Samsung na Tunísia cria app para portadores de Alzheimer [vídeo]

Estima-se que até 2050, uma a cada 85 pessoas no mundo sofrerá do Mal de Alzheimer. No entanto, estudos recentes mostraram que a estimulação da memória através de lembretes constantes de eventos passados pode diminuir a velocidade de progressão da doença em pacientes diagnosticados precocemente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Foi pensando nisso que Azer Jaafoura, gerente de marketing para produtos mobile da Samsung Eletrônicos da Tunísia (SETN, na sigla em inglês), junto com alguns colegas e com a colaboração da Associação Tunisiana de Alzheimer (TAA), desenvolveu o app Backup Memory.

Ele nada mais é do que um estimulante de memórias, que visa desacelerar a doença em seus primeiros estágios através da exibição de fotos, vídeos e descrições das pessoas mais próximas ao usuário. Usando a tecnologia Bluetooth, o aplicativo se conecta a outros celulares que também o possuem e passa a exibir uma série de informações a respeito daquele indivíduo.

Testado e aprovado

Mesmo estando em francês, dá para entender no vídeo que você confere acima como isso vai acontecer exatamente. Quando alguém fica dentro de um raio de cerca de 10 metros ao redor do portador do app, esse mostra uma notificação em tempo real de quem é aquela pessoa e que relação ela possui com o usuário, através de um slide de fotos feito no próprio aplicativo.

Além de servir de estímulo para o portador de Alzheimer, o Backup Memory também melhora a relação deste com os seus entes queridos, uma vez que estes não precisam passar toda vez pelo mesmo processo de se (re)apresentar à pessoa, explicar que tipo de relação elas têm etc. As fotos e informações que são mostradas no app precisam ser inseridas manualmente ou carregadas para o celular da pessoa doente.

O aplicativo foi testado com pacientes da TAA, para que os desenvolvedores tivessem certeza de que seria mesmo útil a eles, e os resultados foram bastante positivos. Agora Jaafoura e seu time trabalham nos próximos upgrades do Backup Memory , como o GPS, por exemplo. Isso vai servir para tentar localizar os portadores da doença, no caso de eles se perderem, por exemplo.

Backup Memory está disponível de graça na Google Play Store, por enquanto apenas em inglês e francês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.