My Idol: app chinês hilário de criação de avatares é o novo fenômeno da web

4 min de leitura
Imagem de: My Idol: app chinês hilário de criação de avatares é o novo fenômeno da web

Pode-se dizer que a internet é um local muito peculiar, no qual fotos de gatos e listas de top 10 movimentam gigabytes de dados diariamente pela rede. Isso chutando baixo. O modo como algumas novidades parecem cair no gosto da galera e explodem em popularidade, ao mesmo tempo que outras ficam relegadas ao esquecimento, é uma daquelas coisas que tornam tudo ainda mais intrigante – e devem dar uma dor de cabeça danada para pesquisadores e sociólogos no futuro.

Alguns serviços ou produções criadas para PCs, dispositivos mobile ou diretamente para a web vão além da modinha e perduram por um bom tempo, como é o caso dos Vines, fotos comprometedoras no Snapchat e grupos da zoeira no WhatsApp. Outros, porém, se encaixam mais no estilo do fenômeno da semana. Enquanto o Dubsmash dominava a timeline alheia até então – com potencial para fazer rir ou acabar com longas amizades –, um novo oponente surge com a força das bizarrias trazidas pelo oriente: o aplicativo My Idol.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você é adepto do Facebook, Twitter ou Instagram – ou dos três... não vamos te julgar, sério – já deve ter visto conhecidos ou familiares publicarem imagens ou clipes curtos de pequenos avatares que geralmente fazem uma dancinha sexy, perdem a linha no pole dance ou soltam o gogó cantando a icônica música de Frozen, “Let it Go”. Algumas dessas figuras se parecem com quem fez a postagem, outras lembram celebridades e uma última categoria são criações que parecem ter resultado do cruzamento de criaturas fantásticas e espíritos malignos.

A internet vence (mais uma vez)

Seja para criar o avatar mais estranho de todos os tempos ou para seguir a nova onda do momento, o fato é que um número cada vez maior de internautas está brincando com as opções proporcionadas pelo app chinês, muito deles sem nem se dar conta do que está fazendo. Isso porque o My Idol está inteiramente na língua do país asiático, e, a menos que você domine boa parte dos ideogramas orientais, a maior parte das configurações é feita na base da tentativa e erro. Sendo assim, é claro que os resultados só poderiam ser hilários.

Disponível apenas para iOS até agora e galgando posições na App Store, o aplicativo exige pouco passos para que qualquer usuário de iPhone e iPad possa ser transportado para o mundo digital. Basta tirar uma selfie, usar alguma imagem que já esteja armazenada no celular ou tablet ou, ainda, caçar a foto de amigos e personalidades, marcar os pontos da face para facilitar o trabalho do software e finalizar customizando livremente seu filhote. É possível mudar o corte de cabelo, as roupas e colocar o personagem em uma série de situações sem noção.

Enquanto o público geral deve se focar em tentar desenvolver coisas fofinhas para mostrar para a família ou brincar com sua cara-metade, a incansável e criativa comunidade da internet já se mobilizou – mesmo que de forma inconsciente – para trazer à vida um exército de idols totalmente insanos. A imaginação parece ser realmente o limite na hora de produzir os bonequinhos através do My Idol.

Utilizar memes conhecidos, tentar incluir a cara do cachorro e fazer famosos rebolarem em posições constrangedoras são o tempero mínimo do que é levado à frente pela galera nas redes sociais. Assim, quebramos o seu galho de navegar por horas e horas a fim de achar os que mais se destacam e selecionamos alguns dos melhores deles. Você pode conferir a nossa lista abaixo:

1. Sobrancelhas "estilo Hitler" + chinelada na cara

2. Personagem de Silent Hill ou Star Wars?

3. Rapaz, essa lembra o Steve Jobs de peruca!

4. Calma aí! Aquilo no início era um papel higiênico voador?!

5. Tentou sensualizar mas lembrou daquela fisgada na coluna

6. Papo sério: vai ser difícil dormir hoje :(

7. A vida tem dessas coisas... acho

8. Toda pinta de ser o campeão, hein?

9. Vê se me liga, gata

10. Da Rússia, com amor (muito amor!)

11. E agora, serei o novo Lich King!!

12. Popozão na cara? É claro que já tem! 

--

Claro que essa humilde lista – ou a galeria logo acima – só tenta dar uma geral da performance dos internautas no My Idol. Conforme as postagens vão se propagando e mais pessoas vão conhecendo o aplicativo, novas imagens surgem a uma velocidade impressionante – centenas a cada minuto na busca do Twitter, por exemplo.

Embora tenha sido criado inicialmente tendo como foco o sistema mobile da Apple, o site oficial do app já indica que uma versão beta do software para Android está em produção. Mesmo com todos os empecilhos, o sucesso estrondoso fora da China chamou atenção da própria desenvolvedora, que disponibilizou um guia em inglês para ajudar os usuários enquanto uma tradução para a língua de Shakespeare não é disponibilizada.

E aí, já fez sua versão idol com o programa? Sua timeline do Facebook está dividida entre amigos fazendo dublagens e personagens fazendo danças estranhas? Já está preparado para dizer que o produto não deve chegar ao Windows Phone tão cedo? Deixe sua opinião sobre o novo fenômeno da web logo abaixo, na seção de comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.