Mesmo não sendo exatamente uma tarefa prazerosa, a busca por um novo emprego atualmente é um processo que se torna cada vez mais fácil. Em vez de ter que recorrer às velhas páginas de classificados, agora você pode usar o poder das redes sociais e até mesmo o seu próprio celular para deixar o desemprego ou procurar uma nova oportunidade profissional.

Neste artigo, separamos algumas das melhores opções de aplicativos para quem está em busca de uma nova vaga ou simplesmente quer expandir sua rede de contatos. Em nosso processo de seleção, demos preferência a apps gratuitos e que estivessem disponíveis para as três principais plataformas do mercado — Android, iOS e Windows Phone.

LinkedIn – Android, iOS e Windows Phone

Rede social voltada ao mundo profissional, o LinkedIn permite que você crie um perfil em que destaca suas realizações profissionais, currículo e talentos pessoais. O preenchimento correto de suas informações se prova algo essencial para usar o site, visto que elas se transformam em tags que ajudam empresas a encontrar candidatos com determinadas características.

O serviço também permite que você escreva recomendações sobre seus colegas e encontre empresas que possuem vagas disponíveis. Embora possua uma versão paga, o aplicativo cumpre muito bem aquilo a que se propõe mesmo que você decida não investir seu dinheiro nele.

Catho – Android e iOS

Um dos sites de emprego mais populares do Brasil, o Catho possui um aplicativo através do qual você pode procurar vagas, enviar currículos e cartas de apresentação e configurar filtros de busca. O app é capaz de enviar alertas automáticos sobre novas oportunidades e possibilita que você salve pesquisas para consultas posteriores, entre outras opções.

Apesar de ter uma essência gratuita, o aplicativo restringe alguns de seus recursos a quem possui uma assinatura do serviço. Oferecendo 7 dias de atividades gratuitas, o site possui planos mensais e trimestrais para aqueles dispostos a pagar um pouco para facilitar sua busca por novas oportunidades.

InfoJobs – Android e Windows Phone

Através do InfoJobs, você pode procurar oportunidades de emprego com direito a filtros variados. Ao se cadastrar no aplicativo, é recomendado preencher de forma cuidadosa os detalhes de seu currículo pessoal — essas informações vão ser enviadas automaticamente para as empresas às quais você se candidatar.

O serviço opera de forma gratuita durante um mês e, após esse período, é possível optar por diversos planos de assinatura com valores e duração variados. Além de procurar por oportunidades no Brasil, o InfoJobs oferece a opção de pesquisar por vagas em 50 países e 28 idiomas.

Jobr – iOS

Usando como base a mecânica de funcionamento de aplicativos como o Tinder, o Jobr é um app que quer facilitar a conexão entre empresas e pessoas em busca de empregos. Assumindo uma postura informal, a solução possibilita conversar diretamente com o responsável pelo setor de Recursos Humanos de uma companhia, por exemplo.

O app é principalmente recomendado para quem busca vagas no exterior e possui domínio do inglês, visto que ele ainda não possui uma versão oficial em português. Justamente devido a essa restrição, listamos somente a versão para iOS neste artigo, visto que o software para Android não está disponível para download em aparelhos registrados no Brasil.

Trovit – Android e iOS

O Trovit traz como principal vantagem oferecer a possibilidade de pesquisar vagas disponíveis em sites que operam em 43 países. Através de uma grande variedade de filtros, você pode estipular exatamente o tipo de oportunidade que procura e receber notificações por email caso algo seja disponibilizado.

O aplicativo também permite o compartilhamento de vagas através de redes sociais como o Facebook e o Twitter, o que torna fácil ajudar amigos que procuram por novos empregos. Para completar, você pode marcar oportunidades como “favoritas”, podendo acessá-las em um momento posterior de maneira simplificada.

SINE – Android e iOS

Funcionando como uma espécie de classificado online, o SINE permite que empregadores divulguem oportunidades que podem ser pesquisadas por qualquer pessoa. Com abrangência nacional, o app se destaca pela promessa de oferecer 4 mil novas vagas diariamente.

Caso você decida associar seu perfil do Facebook ao aplicativo, ele obtém automaticamente uma série de informações sobre seu currículo pessoal. Vale notar que a maioria das oportunidades disponíveis é de cunho terceirizado buscando ajudantes, auxiliares e profissionais da área operacional.

Trampos – iOS

Disponível exclusivamente para a plataforma da Apple, o aplicativo do site Trampos.co reúne vagas de emprego e estágio nas áreas de comunicação, publicidade e tecnologia de informação. O aplicativo separa oportunidades por ordem cronológica indicando o nome de cada empresa, o cargo oferecido e a data em que cada oportunidade foi disponibilizada.

Freelancer – Android e iOS

Voltado a quem procura oportunidades no exterior, o aplicativo do site Freelancer possibilita se conectar rapidamente a empregadores que oferecem oportunidades temporárias ou baseadas em tarefas específicas. Já quem possui uma empresa pode publicar os projetos e vagas que precisam ser preenchidas em seu quadro operacional.

Apesar da promessa dos desenvolvedores de oferecer uma versão em português do aplicativo, atualmente ele ainda não está disponível em nosso idioma. Caso você esteja interessado em usar a solução, esteja ciente de que preencher seus dados em inglês (e dominar o idioma) aumenta a chance de encontrar uma oportunidade de trabalho.

Empregos – Indeed – Android e iOS

Um dos diferenciais do aplicativo de empregos desenvolvido pela Indeed é a possibilidade de encontrar vagas próximas através do GPS de seu smartphone ou tablet. O serviço permite a criação de um perfil pessoal que serve como uma espécie de currículo online, enviando notificações ao usuário caso ele seja visualizado por uma empresa.

Entre os demais recursos ofertados pelo software está o registro automático de vagas visualizadas e a possibilidade de realizar filtros por tipo de vaga e região. Assim como outras soluções dessa lista, o serviço, inicialmente, é gratuito, dispondo de pacotes de assinatura mensais, bimestrais e trimestrais para quem deseja continuar utilizando o que é oferecido.

Cupons de desconto TecMundo: