Rumo ao diploma! Conheça apps essenciais para quem está fazendo faculdade

5 min de leitura
Imagem de: Rumo ao diploma! Conheça apps essenciais para quem está fazendo faculdade

Quem passou pela faculdade inteira sem um smartphone, certamente inveja muito os mais jovens que podem desfrutar de ferramentas portáteis para quase todas as atividades. Seja em pesquisas, em conversas ou nas tarefas que permeiam as aulas e os estudos, os gadgets podem realmente facilitar a vida de qualquer acadêmico. Mas você sabe como aproveitar isso tudo ao máximo?

Hoje, nós trouxemos uma série de aplicativos que podem ajudar bastante a manter as tarefas sempre em dia — e a vida sempre em ordem. Para facilitar a localização delas, fizemos uma separação por tipo de auxílio que será dado pela ferramenta. Certamente, você vai encontrar alguma que vai se encaixar exatamente nas necessidades que você julga mais emergenciais para a sua vida na faculdade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Criação e edição de documentos

É difícil que alguém vá digitar uma monografia completa em um smartphone, mas há quem use o tablet para isso — geralmente acompanhado de um teclado físico, é claro. De qualquer modo, certamente vai haver algum momento em que você precisará acessar os arquivos que estão sendo criados nos trabalhos semestrais e até mesmo encontrar a necessidade de editá-los. O que fazer, então?

A suíte Microsoft Office permite que as principais ferramentas encontradas nos computadores fiquem disponíveis nos portáteis. Isso inclui a criação e a edição de textos, planilhas e até mesmo apresentações de slides. O pacote também garante rápidos acessos nos três sistemas operacionais portáteis mais populares da atualidade — Windows Phone, Android e iOS. Vale a pena conferir também dicas de como formatar os textos na ABNT.

Uma das alternativas mais confiáveis da atualidade é a suíte da Google, que traz ferramentas bem similares às que você já está acostumado a usar nos PCs, podendo até mesmo acessá-las de modo offline. Com total integração com as contas Google, os apps deste pacote também garantem mais segurança no armazenamento dos arquivos, pois a sincronização acontece automaticamente.

2. Armazenamento em nuvens

Quando falamos de faculdade, precisamos nos lembrar que isso significa um comprometimento muito maior com o que é necessário no colégio. Ou seja, o atraso de um trabalho pode significar muito mais do que descontos na média bimestral. Por isso é vital fazer com que todos os seus documentos fiquem armazenados em locais de alta segurança.

Além do seu computador e do seu pendrive, você pode também sincronizar os arquivos com serviços de armazenamento em nuvem. Se ocorrer qualquer problema com o documento enviado ao professor, basta acessar o aplicativo e provar que o documento está feito. Mais do que isso, se o arquivo for corrompido antes de ser finalizado... Basta fazer o download da versão mais recente.

Os três aplicativos mais recomendados neste segmento são Google Drive (integrado às contas Google), Microsoft OneDrive (integrado às contas Microsoft) e Dropbox (autônomo). Você pode conferir mais sobre eles pelos links abaixo:

3. Plano de estudo e agendas

Os primeiros anos de faculdade são os que mais exigem dos estudantes, pois as disciplinas são densas e numerosas. Mas como fazer para estar sempre com tudo em dia? Como evitar atrasos nas entregas de trabalhos e esquecimentos de provas? A solução mais simples está na utilização de aplicativos projetados especialmente para esse tipo de finalidade: os organizadores de vida acadêmica.

Um dos que mais vem ganhando espaço no mercado é o My Study Life, que permite a criação de divisões específicas para cada tema que foi discutido. Com este app, você pode deixar claro quando possui aula de cada disciplina, informando ainda as datas de trabalhos e exames. O melhor de tudo é que todas as informações são levadas para a tela principal do aplicativo, onde resumos são exibidos de uma forma bem clara.

Uma opção bem similar é o Studious, que traz ferramentas parecidas com as do My Study Life, mas com uma interface bem mais simples. Estas duas opções são bem interessantes para quem procura uma agenda mais voltada ao ambiente acadêmico, pois dispensa ferramentas que são pouco uteis para a vida universitária.

4. Melhore sua concentração

Você pode ser o maior fera em certas disciplinas, mas com certeza existe alguma que você não consegue gostar de jeito nenhum. Aí não tem jeito... Na hora de revisar a matéria parece que até mesmo olhar para as folhas que estão amassadas no lixo é algo mais interessante do que estudar. Felizmente, hoje você pode contar com uma série de apps que ajudam na concentração.

Um dos mais legais e eficazes é o Pomodoro Timer, que leva a famosa “técnica do tomate” para os smartphones e permite que qualquer pessoa se concentre por grandes períodos de tempo. O funcionamento dele é bem simples: basta ativar o timer e estudar até que a contagem regressiva termine. Pode parecer pouco, mas você certamente vai se desafiar a concluir as tarefas.

5. Mapas e navegadores GPS

Vai haver um dia em que você vai precisar fazer um trabalho em grupo. Vai haver um dia em que seu grupo vai precisar se reunir para conversar sobre as dinâmicas do projeto. Nesse mesmo dia, você vai descobrir que a única pessoa do grupo que pode receber todos em casa mora do outro lado da cidade — em uma rua que você não faz a menor ideia de como chegar.

Nessas horas, tudo o que precisa é de um bom aplicativo de mapas e navegação GPS. E não há segredos na hora de escolher o seu favorito, não é mesmo? O Google Maps continua sendo a solução mais simples para a grande maioria das pessoas, enquanto o Waze traz funcionalidades mais completas para quem gosta de interatividade nas utilizações.

6. Comunicação é vital

Para trabalhos em equipe, para encontrar os colegas depois da aula e para combinar carona para as festas... Tudo o que envolve a faculdade está completamente ligado aos modos como cada pessoa se comunica. Logo, também é necessário que o seu smartphone seja abastecido com aplicativos que permitam interações mais rápidas.

Atualmente, o app de mensagens mais usado em todo o mundo é o WhatsApp, sendo que Telegram e Viber crescem a passos um pouco mais curtos. Todos permitem que os usuários enviem imagens e arquivos de áudio, tendo funções bem semelhantes. Independente da opção, o ideal é que as pessoas de seu convívio optem pelo mesmo software.

Bônus: outros apps

É claro que existem muitos outros aplicativos que podem ser utilizados para uma melhor organização e um aproveitamento mais completo da universidade. Bons exemplos estão no WolframAlpha (um serviço de pesquisas muito mais semântico do que o Google), no Google Tradutor (para facilitar o entendimento de textos em diversos idiomas) e gravadores de voz — como o Easy Voice Recorder — para a captura de aulas ou pensamentos.

.....

Gostou de conhecer os apps que trouxemos aqui hoje? Esperamos que todos eles sejam uteis na sua vida acadêmica durante todos os anos em que ela durar. Será que você conhece outros aplicativos tão legais quanto esses que nós trouxemos hoje?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.