Apps que detectam câncer? Fuja deles

1 min de leitura
Imagem de: Apps que detectam câncer? Fuja deles

Muitos aplicativos por aí dizem saber diagnosticar diversos tipos de doenças. E uma boa parte até diz reconhecer sintomas de melanoma. Rebatendo essas afirmações, a Federal Trade Commission conseguiu impedir que dois apps continuassem com essa balela.

Os aplicativos em questão são o MelApp e o Mole Detective. Os desenvolvedores de ambos os programas diziam que os apps eram capazes de "detectar sintomas de melanoma até nos estágios iniciais". Bastaria o usuário tirar uma foto de alguma pinta que o programa calcularia o risco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema destes apps é que muitas pessoas acabam substituindo o atendimento médico e cuidam da sua saúde baseadas apenas nas respostas deles. E isso é um problema grave, já que não há qualquer embasamento científico no desenvolvimento dos aplicativos, segundo a FTC.

Agora, o MelApp e o Mole Detective não podem fazer mais declarações deste tipo. Além disso, as agências por trás deles foram obrigadas a pagar uma multa de R$ 50 mil.

Mesmo que isso não afete todos os apps que acabam, infelizmente, oferecendo substitutos aos cuidados médicos verdadeiros, esses são os primeiros passos para retirar estes aplicativos da Google Play, do iTunes e da Windows Phone Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.