Forest: um app para quem precisa de incentivo para manter o foco

1 min de leitura
Imagem de: Forest: um app para quem precisa de incentivo para manter o foco

Admita: você já passou por alguma situação em que precisava se concentrar, mas não conseguia deixar o smartphone de lado para manter o foco onde realmente era necessário. A cada dia existem mais formas de entretenimento ao nosso redor e isso significa que as tarefas principais do cotidiano acabam sendo deixadas de lado — e muitas vezes isso não é algo muito saudável.

Mas como fazer para manter o foco? Um game chinês foi criado para incentivar os usuários de smartphones exatamente para isso. Trata-se do Forest: Stay Focused, que traz alguns elementos de jogos como “Farmville” e “Colheita Feliz” misturados a um sistema que força as pessoas a ficarem longe de qualquer aparelho eletrônico. Mas como isso acontece exatamente? É o que vamos explicar agora mesmo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste game, cada jogador precisa fazer com que plantas cresçam em diversas situações, mas não é necessário ter qualquer interação com elas. Na verdade, o melhor mesmo é não ter interação nenhuma... Quanto mais tempo o smartphone permanecer longe dos dedos do dono, mais as plantas vão crescer e você conseguirá acumular mais pontos em sua fazenda — sendo que cada uma possui um tempo mínimo necessário para se desenvolver.

Foco, foco, foco...

Como acabamos de dizer, quanto mais tempo o jogador passar longe do celular, mais as plantas irão crescer e mais pontos serão conseguidos. E de acordo com o desempenho dos jogadores, ainda é possível desbloquear novas plantas e fazer com que as fazendas sejam ainda mais completas. Mas o que acontece quando alguém volta para o aparelho antes do tempo necessário?

Bem, nesse caso existem duas possibilidades. No modo “normal”, os jogadores são apenas informados que a planta foi morta por causa da falta de foco do fazendeiro. Mas também é possível acessar as configurações e ativar o “supermodo”. Quando isso ocorre, as falhas são punidas de maneiras mais complexas: o app faz com que o smartphone toque músicas constrangedoras em altos volumes.

Certamente este é o tipo de aplicativo que faz com que boa parte dos usuários consiga ter um pouco mais de foco, uma vez que ele utiliza métodos de recompensa para incentivar os jogadores a ficarem sempre focados em suas tarefas. Ele está disponível para smartphones com Android, iOS e Windows Phone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.