Faça-se a luz: 9 apps para ajustar brilho e temperatura de cor no Android

4 min de leitura
Imagem de: Faça-se a luz: 9 apps para ajustar brilho e temperatura de cor no Android
Imagem: News.Mic

Já faz algum tempo que os smartphones e tablets vêm de fábrica com um sensor capaz de ajustar automaticamente a intensidade do brilho da tela dos dispositivos com base na luz ambiente. No entanto, ainda que controlar a intensidade força da iluminação da tela seja essencial, isso ainda não afeta em nada a temperatura de cor dos displays, o que muitas vezes pode fazer a diferença entre uma leita confortável antes de dormir e várias horas de insônia.

Algumas pesquisas recentes indicam que a exposição à luz azul antes do sono altera seu ritmo natural, o que acaba gerando certa dificuldade para conseguir dormir. O receptor de luz dos olhos, chamado de melanopsina, é bastante sensível a uma faixa específica de frequências luminosas azuladas cuja emissão costuma ser particularmente forte nas telas de smartphones e tablets.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, essa faixa de luz também suprime a produção de melatonina, o que confunde ainda mais seu ciclo de sono e pode resultar em mais demora para pegar no sono ou até mesmo em insônia. Para evitar esses e outros problemas, confira a seguir uma lista com alguns aplicativos para Android que facilitam sua vida na hora de ajustar o brilho e a temperatura de cor do seu aparelho.

1 – SunFilter – Screen Temperature

Disponível gratuitamente sem a necessidade de fazer root, o SunFilter permite que você programe um filtro com cores customizadas para poupar seus olhos ao olhar para a tela do seu dispositivo em condições de pouca luz ambiente. Você pode misturar tonalidades, programar a inicialização automática junto com o aparelho e adicioná-lo à sua área de notificações.

Clique aqui para baixar.

2 – Velis Auto Brightness

Um dos mais completos aplicativos gratuitos para controle do brilho sem a necessidade de root, o VAB é voltado para garantir controle total sobre a intensidade da luz sob quaisquer circunstâncias. Ele permite que você selecione quais sensores serão usados, configure perfis específicos e realize ajustes extremos de sensibilidade, além de oferecer um tutorial inicial e conta com um gráfico de brilho totalmente customizável.

Confira neste link.

3 – Yet Another Auto Brightness

Com uma interface simples, basta clicar no botão “Start” e deixá-lo rodar no plano de fundo para que o YAAB mude seu nível de brilho com base nas informações do sensor de luz e na posição que você selecionou para a barra de ajuste de intensidade. O aplicativo é gratuito, mas conta com uma série de opções adicionais que podem ser compradas.

Faça o download clicando aqui.

4 – Configurable brightness preset

Também conhecido pelo apelido Cobrets, este programa se trata de um widget que conta com quatro padrões configuráveis de brilho, além da configuração automática do Android e de dois filtros de tela com cores e opacidade customizável. Depois de fazer o download gratuito, basta adicionar o widget à sua tela principal para utilizá-lo conforme sua necessidade.

Clique aqui para conferir.

5 – IntelliScreen – screen control

Feito para controlar o tempo até que sua tela entre em modo de descanso, o aplicativo pode ser configurado para que você não tenha que se preocupar em manter o display ligado em situações específicas. Você pode, por exemplo, estabelecer uma posição do seu smartphone na qual a tela nunca se apagará, com base no giroscópio do aparelho, ou então programá-lo para apagar o display quando estiver muito escuro. Também é possível estabelecer níveis específicos de brilho para cada aplicativo.

Baixe neste link.

6 – Lux Lite

Este aplicativo possui a função de alterar automaticamente a temperatura de cor da sua tela com base na hora do dia, deixando o display com tonalidades mais “quentes” ou “frias”. É possível usar barras manuais para controlar os níveis de brilho e também ativar o “modo astrônomo” para eliminar as luzes brancas da tela. Disponível gratuitamente, o Lux Lite possui algumas funções opcionais pagas.

Clique aqui para fazer o download.

7 – Screen Adjuster Free

Embora não seja um ajustador automático de brilho, o aplicativo funciona como uma ferramenta para ampliar os limites de seleção de brilho e cor do seu smartphone. Ele permite selecionar filtros RGB customizáveis para corrigir as tonalidades e o contraste da tela até certo nível. O SAF não requer root e é totalmente gratuito.

Baixe clicando aqui.

8 – Twilight

Contando com uma interface em Material Design, o Twilight é um eficiente e gratuito gerenciador automático de brilho e temperatura de cor, permitindo até que você deixe sua tela com um tom de amarelo incandescente para suas leituras noturnas. Além disso, ele é especialmente compatível com telas AMOLED por causar menos emissão de luz ao mesmo tempo em que realiza uma emissão mais igualitária.

Faça o download neste link.

9 – Display Brightness for Wear

Feito para donos de smartwatchs com o Android Wear, o aplicativo combina dados de hora do dia, localização e atividade atual (detectadas pelo API do Google Play Services) para regular a intensidade do brilho da tela do seu relógio. Durante as noites, o display ficará na configuração mais fraca e, nos dias, tentará adivinhar se você está em ambiente fechado ou aberto para alternar entre a intensidade média e a elevada.

Clique aqui para baixar.

E aí, gostou das opções? Teste os aplicativos e deixe seu veredito nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.