A Secretaria da Receita Federal revelou na última quinta-feira (4) que vai oferecer aos contribuintes uma nova ferramenta relacionada ao imposto de renda. Através de um aplicativo disponível para smartphones, o Fisco vai enviar mensagens a pessoas físicas alertando quando suas declarações forem retidas para verificação — em outras palavras, quando elas caírem na popular “malha fina”.

Atualmente, a única forma de realizar tal consulta é entrando no site da Receita e procurando pelo Centro Virtual de Atendimento do órgão (eCAC). Além disso, é preciso ter um código de acesso gerado pela própria página ou um certificado digital emitido por uma autoridade habilitada.

Ainda não há confirmação de quando o novo sistema de notificações deve passar a funcionar, porém há indícios de que isso deve ocorrer ainda em 2015. Ciente de que caiu na malha fina, o contribuinte em questão vai poder acessar o eCAC para obter mais detalhes sobre os motivos pelos quais uma verificação mais cuidadosa foi necessária.

Cupons de desconto TecMundo: