7 aplicativos de finanças para organizar o seu dinheiro

4 min de leitura
Imagem de: 7 aplicativos de finanças para organizar o seu dinheiro
Imagem: GettyImages

É difícil imaginar alguém que não precise manter controle das próprias finanças pessoais. Afinal, saber quanto de dinheiro está entrando e para onde ele está indo é um fator fundamental, principalmente para conseguir manter o equilíbrio financeiro.

Para fazer isso, poucas estratégias são tão eficientes quanto usar um aplicativo de controle financeiro. Com ele você consegue registrar todas as suas rendas, seus gastos, e pode planejar com mais tranquilidade como fará para, por exemplo, cortar certas saídas ou apenas administrar melhor o seu dinheiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste texto, compartilhamos 7 aplicativos excelentes que vão ajudá-lo nessa meta. Confira a seguir!

1. Mobills

(Fonte: Google Play)Mobills (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

Disponível para Android e iPhone, o Mobills está entre as opções de aplicativos financeiros mais completas e fáceis de usar. Ele possibilita que você administre diferentes contas ao mesmo tempo, registrando as despesas e as receitas por categorias.

O aplicativo ainda traz uma calculadora de juros, férias, investimentos, 13° salário, saque-aniversário e saque-rescisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outras opções.

As informações podem ser sincronizados e armazenados também em nuvem, o que traz segurança para que você nunca perca os seus dados. E, quando não estiver fazendo registros, o Mobills ainda disponibiliza alguns artigos sobre temas de educação financeira para que você possa se informar.

Uma parte negativa do aplicativo é que, se você não paga a versão premium, acaba tendo que acessar muitos anúncios para conseguir registrar seus dados.

2. Organizze

(Fonte: Google Play)Organizze (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

O Organizze facilita a sua vida ao disponibilizar categorias diferentes para suas receitas e despesas, além de possibilitar o controle do cartão de crédito. Você insere os dados manualmente a cada entrada, e também consegue importar transações bancárias que chegam via SMS ou por notificações dos apps de bancos.

Além disso, o aplicativo tem uma interface limpa e fácil de entender, o que pode ajudar muito no caso de pessoas que nunca lidaram com gerenciamento de contas. Está disponível para Apple e Android. Um possível ponto negativo do Organizze é que a maior parte das funcionalidades só está disponível na versão paga.

3. Money Lover

(Fonte: Google Play)Money Lover (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

O Money Lover oferece um sistema de administração do orçamento por categorias, o que auxilia na compreensão dos gastos e administração do fluxo financeiro. O usuário também pode criar categorias novas, de acordo com suas necessidades. Isso é ótimo, pois faz com que você possa customizá-lo de acordo com a sua rotina.

Há ainda o "Modo Viagem", no qual você consegue registrar suas despesas feitas em outras moedas, embora haja a opção de manter os registros com moeda local. Ele também emite notificações de lembrete sobre o pagamento de suas faturas.

A parte negativa do Money Lover é que, por ser um app estrangeiro, há ainda várias telas não traduzidas para o português. Está disponível para Apple e Android.

4. Fortuno

(Fonte: Google Play)Fortuno (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

O Fortuno é mais um app de controle financeiro com interface simples, possibilitando o registro do fluxo nas suas contas. Oferece também um sistema de visualização de pendências e alertas de contas não pagas, além de planilhas de balanço geral e resumo diário.

Como pontos negativos, listamos o fato de que o Fortuno não oferta ainda uma sincronização automática entre contas bancárias e cartões de crédito. Além disso, ele só está disponível para sistema Android.

5. Wallet

(Fonte: Google Play)Wallet (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

O Wallet é um gestor de finanças bem tradicional e conhecido pelos usuários. Ele possibilita que você registre suas receitas, despesas e transferências de forma manual, com a opção de geração de gráficos para visualizar melhor as informações.

Você também pode colocar no app suas metas e seus orçamentos, gerando relatórios no período em que desejar. Como ponto negativo, está também o fato de que boa parte das ferramentas só fica disponível na versão premium. Pode ser baixado em smartphones da Apple e Samsung.

6. Minhas Economias

(Fonte: Google Play)Minhas Economias (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

O Minhas Economias tem boas avaliações dentro das lojas de apps, o que o coloca como uma opção segura. Com ele, dá para registrar as movimentações financeiras e também traçar um planejamento detalhado dos seus gastos.

Entre as funcionalidades ofertadas pelo aplicativo, estão a sincronização dentro da nuvem, a visualização de indicadores financeiros – como taxas CDI, poupança, Ibovespa, etc – e o comparativo entre fundos, trazendo subsídios para investimentos.

Além disso, há uma ferramenta chamada "gerenciador de sonhos" que o ajuda a economizar para conseguir realizar um objetivo a médio e longo prazo. Está disponível nas lojas Apple e Android.

7. Monefy

(Fonte: Google Play)Monefy (Fonte: Google Play)Fonte:  Google Play 

O Monefy possibilita que você adapte seus relatórios de acordo com suas necessidades. Ou seja, o acompanhamento das movimentações financeiras não precisa ser mensal, mas na periodicidade ideal para cada usuário.

Como não é um app brasileiro, há algumas limitações na tradução para o português. Mas, de modo geral, o Monefy é bem completo e intuitivo. Está disponível para celulares Apple e Samsung.

Por fim, vale lembrar que, para o controle financeiro ser eficiente, há uma regra fundamental no uso: a disciplina. Mantendo o acompanhamento preciso dos seus gastos, você certamente tirará o melhor proveito do aplicativo que escolher. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.