Secret: app tem ganhado popularidade e causado muita polêmica no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Secret: app tem ganhado popularidade e causado muita polêmica no Brasil

Um aplicativo gratuito para iOS e Android tem chamado bastante atenção dos brasileiros nos últimos dias: trata-se do Secret, um app que permite compartilhar segredos de forma anônima com todos os seus amigos do Facebook. Ele não é exatamente um lançamento, já que está disponível desde maio deste ano. Porém, tem ganhado popularidade por causa de uma série de acontecimentos recentes.

Mas como funciona esse aplicativo? Para quem conhece os serviços Whisper e o PostSecret, não fica muito difícil de entender. Trata-se tão somente de uma plataforma para compartilhar informações (leia-se “segredos”) anonimamente com as outras pessoas que também utilizam o serviço.

Ao instalar o Secret – Fale Livremente (nome do programa na Google Play), é necessário se cadastrar para começar a fazer uso de seus serviços. Há a opção de criar um registro, mas também é possível conectar a conta do Facebook diretamente no app. Depois disso, o aplicativo abre na aba “Explorar”, opção que mostra os segredos compartilhados em sua rede de amigos (de forma anônima).

Apesar de o app exigir as informações do usuário, em nenhum momento são exibidos dados relativos a ele no uso do aplicativo, como nome ou foto. O máximo que o programa mostra é a localidade da pessoa que contou o segredo, limitando-se ao país e, de vez em quando, ao estado.

Os comentários e “Likes” dentro da plataforma também não revelam o autor da ação. Porém, os compartilhamentos em redes sociais, email e SMS mostram que você partilhou o segredo dos outros (ou da própria pessoa mesmo, nunca saberemos).

Na hora de criar uma informação a ser compartilhada com todos, pode-se personalizar o fundo da mensagem com cores e texturas diferentes. No entanto, o diferencial mesmo é colocar fotos — e é aí que reside o problema.

Com tudo o que foi explicado até agora, o arsenal para aqueles que desejam dividir os segredos mais obscuros já é extenso. Graças à possibilidade de enviar imagens, o aplicativo pode se tornar uma arma muito perigosa nas mãos de alguns, principalmente por causa do anonimato das postagens.

Não é preciso pensar muito para imaginar todas as atrocidades que podem ser realizadas com este app. Compartilhamento de informações confidenciais ou difamatórias, fotos íntimas e cyberbulling são apenas alguns dos exemplos que já estão rolando no app. Considerando a forma que trabalha com o anonimato, o aplicativo possibilita, inclusive, o aparecimento de imagens resultantes de exploração sexual infantil.

O psicanalista Eliseu Neto, entrevistado pela Folha, alerta ainda para o perigo que o aplicativo pode representar no caso de exposição da intimidade das pessoas. O suicídio, nestes casos, pode ser a consequência mais séria de todas, mas a exposição pode resultar em problemas psicólogos graves também.

Já há pessoas que estão se mobilizando para tirar o aplicativo do ar aqui no país, mas os especialistas alertam da dificuldade de conseguir resultados favoráveis nestes casos. Um dos principais problemas é o fato de a empresa não ter representação no Brasil, o que tornaria qualquer moção penosa e extensa para ser resolvida.

--

A repercussão do aplicativo tem sido grande e o ganho de popularidade motivou alguns a criar páginas que reúnem os principais segredos compartilhados. Um bom exemplo é um Tumblr que reúne as informações da mesma forma que o Secret, utilizando os pequenos retângulos para exibir as mensagens.

A breve história do aplicativo em nosso país ainda parece muito longe de ter um fim. Diante dessa longa jornada, resta-nos apenas torcer para que pessoas mal-intencionadas não utilizem o serviço para os seus propósitos. Caso você tenha sido vítima de exposição de fotos íntimas na internet, não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.