Novo app de checkin da Foursquare, Swarm é lançado para iOS e Android

4 min de leitura
Imagem de: Novo app de checkin da Foursquare, Swarm é lançado para iOS e Android
Imagem: Pocket-lint

Quando surgiu, o Foursquare era baseado na ideia dos checkins, isto é, ele deu origem à mania de compartilhar sua própria localização e descobrir onde seus amigos estão – tudo isso ao mesmo tempo em que ganha divertidas medalhas, pontos e prefeituras. Esse fato causou certo grau de comoção quando a empresa anunciou que removeria essas funções e as transportaria para um novo aplicativo chamado Swarm.

Agora, o app já está disponível para download, com versões para iOS (clique aqui) e Android (aqui), permitindo que a companhia preserve seu legado em uma experiência mais nova e leve. Ao mesmo tempo, ela pode se concentrar mais no desenvolvimento de sua proposta principal para o Foursquare, que consiste em trabalhar os conceitos de exploração e recomendações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O CEO da empresa, Dennis Crowley, a ideia por traz da novidade nunca foi simplesmente “criar um botão impressionante de checkin”. No Swarm, o formato original de localização recebe menos destaque, abrindo espaço para um recurso chamado "Compartilhamento de Vizinhança", que fornece sua localização aproximada para seus amigos em tempo real.

Certeza em tempo real

Embora certamente exista razão para quem se preocupe em fornecer esse tipo de informação o tempo todo, na prática a ideia acaba fazendo muito sentido. Você passa a não precisar ficar se lembrando para fazer os checkins gastar algum tempo com isso, já que você precisa abrir o app e checar se ele está marcando o lugar certo – e caso não esteja, ainda é necessário indicar o local correto antes de confirmar a entrada.

Isso tudo sem mencionar que você pode ter que lidar com caras feias se estiver acompanhado quando pegar seus smartphone para fazer o checkin. Com o novo recurso, todo esse trabalho deixa de existir. Basta que você ative a ferramenta uma vez e sua localização estará disponível para seus amigos mais próximo o tempo todo – ou até que você decida desativar o "Compartilhamento de Vizinhança".

O rastreamento passivo também proporciona uma garantia de que seu feed estará sempre atualizado. No Foursquare que conhecíamos até então, os usuários poderiam passar horas sem fazer um novo checkin, deixando seus amigos na dúvida sobre sua localização real se a última atualização tivesse sido feita algumas horas antes.

Encontros espontâneos

Embora a novidade não forneça a posição exata dos seus amigos (ou a sua), a noção geral em tempo real torna mais provável que vocês saibam a tempo quando estiverem próximos um do outros. Dessa forma, o app passa a proporcionar mais reuniões espontâneas e se torna mais útil na prática.

Essa esquematização faz mais sentido quando se leva em conta que a Foursquare removeu elementos competitivos, como os pontos e medalhas. Os checkins serviam basicamente para quantificar os requisitos para essas “premiações”, e a ausência delas permite que a empresa adote um sistema mais fluido e flexível.

No entanto, os checkins continuam úteis na medida em que você pode utilizá-los para contar às pessoas sua localização exata naquele momento. O design renovado do Swarm encoraja os usuários a realizar uma breve atualização de status sempre que realizarem um checkin e a acrescentar um adesivo colorido indicando seu estado de humor. Novos desenhos podem ser desbloqueados quando você atingir certos requisitos de entradas.

Armando a festa

Outra novidade que vem com o Swarm é um recurso chamado "Planos", que funciona como uma espécie de central reservada de mensagens. A ideia é facilitar conversas curtas com grupos potencialmente infinitos de pessoas, bastando postar uma mensagem rápida para que todos os seus contatos no aplicativo respondam informando se estão interessados.

A execução parece mais simples do que criar eventos no Facebook, mas o problema óbvio é que você vai precisar que todos os possíveis interessados sejam usuários do Swarm. Por esse motivo, o recurso provavelmente só se tornará algo realmente útil daqui a alguns meses – se o aplicativo pegar, é claro.

Além disso, o recurso das “prefeituras” foi renovado, possibilitando que sejam duplicadas em círculos diferentes de amigos. “Assim você e seus amigos podem competir pelo primeira lugar no seu bar favorito sem ter que se preocupar com aquele desconhecido que está lá todos os dias”, explicou a companhia.

Passando a tocha

As outras características do app são bastante familiares, com um feed que lista os checkins dos seus amigos em ordem cronológica e páginas de perfil dedicadas a cada usuário, exibindo os locais por onde eles passaram recentemente. Ele é basicamente a mesma coisa que o Foursquare que todos conhecíamos, mas sem os elementos de descoberta e recomendações.

Levando todos esses pontos em consideração, pode-se perceber que o Swarm é uma retomada dos conceitos que deram origem ao Foursquare, isto é, a ideia de encontrar amigos que estejam perto de você. O serviço terá que competir com o “Amigos Próximos”, uma nova ferramenta do Facebook que tem um funcionamento similar, portanto terá que se esforçar para construir o mesmo espírito do aplicativo original.

Enquanto isso, o app do próprio Foursquare vai manter os recursos antigos por algum tempo, enquanto a empresa se prepara para lançar definitivamente sua versão remodelada. E aí, pronto para testar a novidade? Deixe sua opinião nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.