A Google lançou nesta semana o seu novo aplicativo oficial para o controle das câmeras do Android — sendo ele restrito aos aparelhos com a versão Kit Kat do sistema. Mas existe um recurso que passou despercebido por todos e que agora começou a chamar bastante a atenção de consumidores e imprensa. Ele possui um “alerta contra vídeos na vertical”.

Pois é! Sempre que o usuário for gravar algum vídeo e deixar o aparelho na vertical, um alerta é mostrado, pedindo para que o aparelho seja virado e fique na horizontal. Isso não acontece por meio de sons ou grandes alardes, mas um ícone fica em looping na tela do smartphone para deixar claro que existe algo errado — você pode ver isso no vídeo que está no topo da notícia.

Essa não é a primeira vez que o assunto surge no mundo dos portáteis. Em janeiro, um aplicativo para iPhone chamado Horizon foi publicado para instruir os consumidores a não utilizarem seus aparelhos na orientação errada. Será que essa notificação vai fazer com que as pessoas parem de gravar vídeos de um modo que possui menos compatibilidade com televisores e monitores?

Cupons de desconto TecMundo: