15 aplicativos para treinar o seu cérebro

5 min de leitura
Imagem de: 15 aplicativos para treinar o seu cérebro

Correr, andar de bicicleta e exercitar os músculos na academia são atividades que devem ser praticadas para manter um corpo saudável e ficar em forma fisicamente, certo? Mas não podemos esquecer que o nosso cérebro também precisa ser exercitado. Não pense que treinar a sua massa craniana se resume apenas em estudar e executar as atividades do trabalho, pelo contrário, ela precisa de verdadeiros desafios, como os apps que vamos listar aqui. Dê só uma olhada!

Contre Jour

Lançado originalmente para iOS, o belo puzzle game Contre Jour colheu os frutos do sucesso e aterrissou também no Windows Phone e Android. Ao contrário de muitos títulos, você não controla o protagonista do game, isto é, você é o responsável por criar alterações no ambiente para que o personagem Petit consiga alcançar outros elementos no cenário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A trilha sonora é marcante, os gráficos são muito bem desenhados e com efeitos de iluminação de cair o queixo e, é claro, o game possui desafios para mantê-lo entretido por um bom tempo.

Disponível para: Windows Phone, Android e iOS

Amazing Alex

Dos mesmos responsáveis pelos famosos jogos da franquia Angry Birds, Amazing Alex é um puzzle game da Rovio que requer muito raciocínio lógico para ajudar Alex a ocupar o seu tempo com atividades mirabolantes.

Com uma jogabilidade inspirada no clássico game para computadores The Incredible Machine, da década de 1990, cenários divertidos, um protagonista simpático e músicas animadas, os desafios de Amazing Alex devem fazer o seu cérebro trabalhar a todo vapor nos estágios mais avançados.

Disponível para: Windows Phone, Android, iOS

Glean

O nome pode parecer estranho, mas a verdade é que Glean é muito mais legal do que realmente aparenta. No game, o seu objetivo é desenhar um caminho a partir de um ponto inicial para coletar todos os elementos sem retirar o dedo da tela.

Disponível para: Windows Phone, iOS

Flow Free: Bridges

Flow Free: Bridge é um jogo desafiador no qual o seu objetivo é conectar tubos da mesma cor. Parece simples? Então se arrisque nos mais de 500 puzzles disponíveis! O título com certeza vai colocar o seu cérebro para funcionar e consumir os seus minutos no transporte público e antes de dormir.

Disponível para: Windows Phone, Android, iOS

TrainBrain

TrainBrain é um aplicativo que deve ajudá-lo a aprimorar o seu reflexo através dos cálculos rápidos que são exigidos pelo game. Além de colocar uma parte específica do seu cérebro para funcionar, você vai conseguir tirar notas melhores de matemática na escola, pode ter certeza!

Disponível para: Windows Phone

The Room 2

Prepare-se para fritar o cérebro com a enigmática trama de The Room 2. Se você não jogou o primeiro título da série, é altamente recomendável jogá-lo antes de se aventurar na segunda edição – a primeira versão do quebra-cabeça físico foi nomeada o jogo do ano para iPad em 2012.

Vale ressaltar que The Room 2 exige um dispositivo relativamente poderoso com uma quantidade decente de memória RAM. Não é para menos, já que o visual do game é digno de um console e os ambientes 3D são inexplicavelmente assustadores.

Disponível para: Android, iOS

Fit Brains Trainer

Um dos aplicativos mais baixados do gênero, Fit Brains Trainer é um programa de aptidão cerebral projetado cientificamente. Desenvolvido pelo Dr. Paul Nussbaum, um dos principais neuropsicólogos dos Estados Unidos, o título deve desafiar gradualmente a sua massa craniana.

De acordo com os criadores, Fit Brains Trainer pode trazer diversos benefícios, como melhorar a memória e aumentar a concentração. Além de tudo, as sessões de treinamento são divertidas e viciantes, fazendo com que o app seja um título obrigatório para a sua biblioteca.

Disponível para: Android, iOS

Brain N-Back

Inspirado por Brain Workshop, Brain N-Back proporciona desafios que podem ajudá-lo no aprimoramento da memória e inteligência. Caso você seja um iniciante, não fique nervoso durante as sessões do game, afinal, os benefícios da jogatina são incalculáveis.

Disponível para: Android

MatchUp: Exercite sua memória

Se a sua memória não anda lá aquelas coisas, eis um aplicativo que pode exercitar o seu cérebro. O objetivo em MatchUp é combinar pares de cartas com o menor número de tentativas possíveis e, para isso, as suas habilidades de memorização serão colocadas à prova.

O app disponibiliza de mesas fáceis, de 2x2 e 4x4, até as desafiadoras, 10x10. Só não se esqueça de parar de jogar depois que ficar viciado nas combinações!

Disponível para: Android

Little Things Forever

Little Things Forever é um app no qual você precisa procurar e achar objetos. A proposta pode parecer fácil, mas, na prática, a exploração de mosaicos montados por centenas de itens pode consumir muitas horas do seu dia.

Você pode deixar o seu cérebro preparado, já que são centenas de peças que devem ser coletadas e uma nova lista de itens é gerada em cada sessão de jogatina, ou seja, você sempre vai se deparar com novas possibilidades.

Disponível para: Android, iOS

Apparatus

Apparatus é um puzzle game com física realista e que deve colocar o seu cérebro para trabalhar a todo vapor. No jogo, o seu objetivo é montar estruturas simples para conseguir mover os objetos circulares dos estágios. Você tem a liberdade total de criar qualquer item que desejar, desde que ele seja realmente eficaz. Vale a pena colocar todas as suas estratégias em prática!

Disponível para: Android

Threes!

Com design minimalista e um visual simples, Threes! conquistou notas altíssimas em sites especializados e é considerado por muitos como um dos melhores puzzle game portáteis da atualidade. Aparentemente complexo, o seu objetivo no game é fazer pares numéricos.

Ao juntar dois números iguais, eles são somados e viram um só, devendo posteriormente ser juntados com outros. Se você não se dá muito bem com números, essa é uma boa hora para aprimorar o seu raciocínio matemático.

Disponível para: Android, iOS

Lumosity

Lumosity é um dos mais populares aplicativos de iPhone e que disponibiliza atividades diárias para que você coloque o seu cérebro para funcionar. Desenvolvido por neurocientistas, o app deve ajudá-lo a aprimorar diversas funções do cérebro – incluindo memória e atenção.

Acredite: utilizar o Lumosity será como ir para a academia todos os dias — será um hábito que você dificilmente largará. Prepare-se para a sua rotina de treinos mentais.

Disponível para: iOS

91 Logic Games – Time Killers

91 Logic Games – Time Killers disponibiliza 91 tipos de exercícios mentais únicos para que você possa colocar o seu cérebro para trabalhar. O aplicativo disponibiliza mais de 5 mil níveis com uma variedade imensa de desafios e um ranking mundial para comparar os seus resultados com os melhores.

Disponível para: iOS

Monument Valley

Lançado na semana passada exclusivamente para iOS (deve chegar para Android em breve), Monument Valley é um game indie que combina arquitetura, um visual estonteante e diversos puzzles para preencher o seu precioso tempo.

Apesar do jogo ser curto, a história da princesa Ida vai ficar presa na sua memória durante um bom tempo. O título comprova que uma boa trama e puzzles inteligentes podem transformar um game em uma experiência épica – o seu cérebro também agradece.

Disponível para: iOS

Caso você saiba de algum outro jogo que faça o cérebro fritar, não deixe de citá-lo em nossos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.