Youper: o aplicativo que te ajuda a vencer a timidez

2 min de leitura
Imagem de: Youper: o aplicativo que te ajuda a vencer a timidez

Nós escrevemos bastante sobre comportamento no MegaCurioso, e um dos assuntos que mais agradam nossos leitores é, certamente, timidez e as dicas para vencê-la. Por isso, quando descobrimos que existe um aplicativo que ajuda seus usuários a terem uma melhor desenvoltura social, não teve como não ficarmos interessados – sem falar, é claro, que isso é a cara dos leitores do TecMundo também.

O Youper é uma plataforma que busca, por meio da inovação digital, ajudar seus usuários a vencerem problemas de timidez e fobia social – só para você ter ideia, a estimativa é a de que 12% de todas as pessoas do mundo sofram com algum tipo de ansiedade, sendo que o campeão é o medo de falar em público.

O propósito do Youper é promover um tipo de terapia digital com a finalidade de que cada usuário tenha uma melhora de comportamento independente e autossuficiente. Essa terapia contou com respaldos científicos e com a ajuda do psiquiatra José Hamilton, que fundamentou o tratamento digital com base no modelo de Terapia Cognitivo-Comportamental, o TCC.

E como funciona?

Por meio de uma tecnologia interativa, cada usuário cria um esquema personalizado de tratamento – a ideia parece estar dando certo, afinal já são mais de 11 mil usuários de diversos países que, aos poucos, usufruem dos benefícios propostos pelo aplicativo, disponível tanto na Play Store (Android) quanto na Apple Store (iOS).

Estudos e experimentos sobre timidez estão cada vez mais populares – e não é para menos: um levantamento realizado pela Universidade de Harvard revelou que o fator que mais agrega valor de felicidade à nossa vida é justamente o convívio social, que na rotina de pessoas supertímidas é algo que acaba deixando de ser uma prioridade. “O objetivo é permitir que tímidos possam se empoderar, dividir e conhecer o que cada pessoa tem de melhor”, explicou o jornalista responsável pela plataforma, Erich Casagrande.

Uma vez que o aplicativo esteja instalado, o usuário testa seu nível de habilidade social e, a partir daí, estipula metas e objetivos pessoais. Com base nesses dados, o Youper propõe uma jornada que visa quebrar barreiras por meio de desafios como falar em público, conversar com alguma pessoa do gênero oposto, trabalhar sendo observado e participar de eventos sociais. A partir desses primeiros desafios chegam os primeiros resultados.

Tecnologia para o bem

“Os usuários do Youper primeiro entendem como os medos e receios sociais se estabelecem e aos poucos, com a ajuda do aplicativo, aprendem como minimizá-los. Esse processo de reprogramação é a base da terapia cognitivo-comportamental que está presente no Youper”, explica Casagrande.

Segundo o psiquiatra Dr. Hamilton, por causa da própria timidez muitas pessoas deixam de procurar ajuda para vencer o problema, por isso menos de 10% dos excessivamente tímidos ou sociofóbicos têm acesso às técnicas de TCC, cujos resultados positivos são cientificamente comprovados. “Falta de informação e alto custo são as maiores barreiras para que essas pessoas superem a ansiedade social”, comentou.

O app já está disponível em 115 países, embora o Brasil e os EUA representem o maior número de usuários. A proposta do Youper vai além de incentivar as pessoas a superarem a timidez: uma vez que isso seja uma realidade, elas se tornam mais seguras e confiantes e passam a ter menos problemas na hora de interagir com os outros. E aí, o que você achou dessa ideia?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.