12 apps para você explorar o poder máximo da câmera do seu celular Android

5 min de leitura
Imagem de: 12 apps para você explorar o poder máximo da câmera do seu celular Android

Se 10 anos atrás isso era uma raridade, hoje câmera digital é algo que todo celular tem! Mas isso não significa que todos consigam oferecer o máximo para os resultados que você busca, não é mesmo? Pois é... Há muitos momentos em que os dispositivos ficam devendo em alguns detalhes.

Felizmente, há muitos apps bem legais que podem ajudar a melhorar essa situação. Confira a lista que organizamos com 12 apps de fotografias, separados em quatro categorias, para você ter muito mais sucesso em seu portátil.

Controle manual: para quem quer domínio total

Quem quer modificar os controles das câmeras manualmente não precisa se limitar aos aparelhos LG — lembrando que o LG G4 foi um dos primeiros aparelhos a surgir com recursos desse tipo para seus consumidores. Isso porque existem apps que levam essas possibilidades para outros smartphones.

1. AZ Camera

O AZ Camera é um excelente exemplo para quem procura domínio total sobre as fotos capturadas nos smartphones. Com a maior parte de suas funções sendo oferecidas gratuitamente, ele permite que você mude sensibilidade de luz, balanço de branco, velocidade do obturador e muito mais. As fotos RAW também podem ser gravadas com o app, mas funções de vídeo exigem a compra da versão paga.

2. A Better Camera

Seguindo a mesma linha, o A Better Camera traz configurações similares e ainda permite que as fotos sejam registradas em formato RAW — apesar de nem todos os aparelhos serem compatíveis com essa funcionalidade. Destaque também para HDR, modo noturno e remoção de objeto. Há ainda uma versão paga com recursos mais completos, como a captura de panorâmicas com até 100 megapixels.

3. Camera FV-5

Por fim, o Camera FV-5 traz o conceito das câmeras DSLR e muita liberdade para ajustar aspectos como foco, velocidade do obturador e outros. Há também modos inteligentes para facilitar as configurações em alguns momentos — incluindo ajustes automáticos, assim como acontece com câmeras semiprofissionais. Ele conta com versões paga e grátis.

Para quem quer facilidade

É claro que nem todo mundo quer ficar mudando configurações para tirar fotos. Muitos usuários deseja mesmo ter facilidade — é para isso que as câmeras “point and shoot” foram criadas, afinal de contas. Por isso, trouxemos também aplicativos que deixam o processo bem mais rápido e fácil.

4. Camera MX

Para quem tem dificuldades em capturar o melhor momento de suas fotos, uma ótima sugestão é o Camera MX, que traz o recurso de Live Photos — similar ao que alguns aparelhos oferecem, mas com foco em software. Com isso, ele cria pequenos vídeos e permite que você escolha um frame específico para compartilhar com os amigos. Ideal para tirar fotos daquele seu cachorro que nunca para quieto!

5. Google Camera

Como boa parte das fabricantes possui seus próprios apps de câmera, é possível que você nunca tenha usado o Google Camera — a menos que seja um usuário de aparelhos com Android puro. Se você gosta de capturas rápidas e de boa qualidade, dê uma chance para ele e compare os resultados com os quais já está habituado. Vale dizer que o Google Camera evoluiu bastante nos últimos anos e hoje é um app bem completo.

6. Open Camera

Outro app de fácil utilização é o Open Camera, que traz uma grande quantidade de programações automáticas e pode garantir que qualquer fotografia seja capturada com alta qualidade e muita rapidez. Um dos grandes destaques das versões mais recentes é a estabilização automática, que corrige possíveis tremores na hora da captura. Outro ponto positivo está no comando por voz, que permite a ativação à distância.

Quero filtros e edições bonitas

Depois de uma ótima captura, também é legal fazer pequenas edições antes de compartilhar tudo, não é mesmo? Todo mundo já conhece o Instagram, por isso trouxemos algumas boas opções a ele. Ou seja: aplicativos que garantem ótimos resultados, mas que não são todos os usuários que conhecem.

7. VSCO Cam

Um excelente exemplo disso é o VSCOCam, que permite a edição de fotos com muita qualidade. Com este app, é possível modificar as imagens para fazer com que elas tenham um ar muito mais nostálgico e analógico. Todos os filtros são bem sutis e agregam muita beleza aos resultados. Há como compartilhar todos os resultados nas redes sociais com bastante rapidez.

8. Retrica

Para quem quer algo mais automático, o Retrica continua sendo um dos principais apps do mercado. Com apenas alguns toques, você consegue aplicar filtros dos mais diversos tipos para fazer com que suas fotografias fiquem bem mais elegantes. Apesar de ter vários efeitos modernos, ele é dedicado a oferecer opções com um ar mais retrô às fotografias.

9. Candy Camera

Mas se você quer mesmo algo mais chamativo e personalizado, o Candy Camera traz várias ferramentas interessantes. Além de aplicar filtros às fotos, o app permite a colagem de fotografias e a adição de adesivos nas imagens. Ele pode ser considerado um Snapchat das fotos duradouras, pois traz muitas opções divertidas — sem a limitação das 24 horas.

E para selfies....

É claro que não nos esquecemos das selfies, que têm feito tanto sucesso nos últimos anos. Por causa disso, também apresentamos alguns softwares para Android que permitem mais qualidade na captura dos famosos “autorretratos do século 21”.

10. BestMe Selfie Camera

Há vários aplicativos dedicados a essas fotos e um dos mais legais é o BestMe Selfie Camera. Este aplicativo traz filtros de fácil aplicação com opções de colagens, aplicação de stickers e efeitos especiais. Tudo isso pode ser definido ainda antes da captura, de um modo parecido com o que acontece no Snapchat e no Candy Camera já citado.

11. B612

Outro similar é o B612, que traz vários filtros para tapar pequenas imperfeições que possam estar atrapalhando a sua selfie perfeita. Ele ainda conta com vários efeitos parecidos com os vistos no Snap e promete resultados muito divertidos. De acordo com os desenvolvedores, são 25 filtros especialmente produzidos para selfies.

12. Facetune

Para fechar, não podemos nos esquecer do app pago Facetune. Ele traz vários filtros manuais para garantir muito mais naturalidade aos resultados, permitindo a remoção de espinhas, manchas e outras marcas que possam existir. É um dos aplicativos mais próximos que temos do Photoshop para selfies.

......

Será você vai conseguir melhorar as suas fotos com estes apps que trouxemos hoje?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.