Se você costuma andar de ônibus regularmente – seja para visitar a namorada ou fazer o trajeto de ida e volta do serviço –, é muito provável que use um smartphone ou tablet como companheiro de viagem, certo? Isso porque, além de oferecerem a oportunidade de passar o tempo muito mais rápido em percursos mais longos, esses dispositivos mobile evitam que o passageiro perca tempo no ponto por conta de soluções como o Moovit: um aplicativo de mobilidade urbana que ganha uma reformulação completa nesta quarta-feira (5).

Bastante conhecido da galera que não gosta de ficar plantada na parada de ônibus – já que, assim como o Waze, esse serviço de transporte público também funciona a partir da colaboração dos próprios usuários –, o app chega finalmente a sua versão 5.0. A ideia da desenvolvedora, com esse update, foi se basear em uma análise profunda das preferências e necessidades dos passageiros para alterar radicalmente a experiência com o programa.

A interface do app está bem mais ágil

"No Moovit, ouvimos com muito cuidado os desejos da nossa comunidade", explica Yovav Meydad, vice-presidente de produtos e marketing na companhia, confirmando que essa edição atualizada foi feita sob medida para atender a pedidos dos usuários, que anseiam "por uma experiência mais precisa”. O executivo acredita ainda que, quanto mais ativa for a participação das pessoas com o serviço, melhor e mais relevante será a experiência proporcionada por ele.

A própria natureza do Moovit faz com que ele esteja constantemente em evolução

“É por isso que continuamos incentivando a contribuição na qualidade dos nossos dados: para fazer suas próprias melhorias no app sempre que possível, esse é o principal motivo desta atualização”, completa o executivo, indicando que a própria natureza do Moovit faz com que ele esteja constantemente em evolução. O mais interessante dessa versão 5.0 é que ela faz com que o software sofra mudanças significativas tanto nas mecânicas de funcionamento quanto em sua interface padrão – e sem perder a essência ou a praticidade, claro.

Segmentando as soluções

A própria apresentação de informações para o público, por exemplo, está consideravelmente diferente na nova edição, trazendo mais detalhes – e até contexto – para o status do passageiro. Tudo é organizado conforme alguns elementos primários de trânsito, permitindo que você escolha ferramentas específicas para necessidades específicas quando for passear pela cidade. Assim, três ferramentas distintas são oferecidas para que ficar perdido por aí seja algo virtualmente impossível enquanto o seu celular tiver bateria.

Direções

Função já existente em versões anteriores do Moovit, “Direções” é o recurso básico a ser usado quando você quiser ir para algum lugar, bastando inserir o endereço de destino para descobrir todas as informações a respeito das conduções que serão usadas no trajeto.

Com o celular na mão, você vai para qualquer lugar

Estações

A aba “Estações”, por sua vez, combina em uma mesma tela o mapa e a lista das estações de ônibus, trem e metrô mais próximas – oferecendo dados em tempo real sobre as linhas que estão chegando. Com isso, o usuário pode, rapidamente, visualizar a distância da estação mais próxima e entender quando deve sair do local de origem para chegar a tempo de embarcar.

Linhas

Por último, mas não menos importante, a seção “Linhas” tenta consolidar – de forma bastante compreensível – todas as informações básicas sobre as linhas da sua cidade. É só selecionar uma linha para que seja possível visualizar sua sequência de paradas ou a programação diária desses ônibus. Essa aba também guarda informações a respeito das suas linhas favoritas e disponibiliza alertas sobre atrasos ou interrupções na circulação dos carros.

Fazendo valer a nomenclatura “5.0”

Para reforçar a questão facilidade de uso e do acesso descomplicado às informações mais diversas em relação ao trânsito e ao transporte público, recursos como “Itinerário” e “Vamos” também receberam uma nova roupagem. Com a atualização, essas ferramentas passam a apresentar muito mais dados e de um jeito bem didático, permitindo consultas rápidas e completas sobre os mais diversos itens relativos à viagem.

Moovit também trabalha com transporte público sobre trilhos

Chegadas em tempo real integradas, alertas, números de plataforma, localização de entradas e saídas e uma listagem extensa dos próximos horários disponíveis para o seu ônibus, por exemplo, ficam facilmente à disposição do usuário. Em comparação com versões anteriores do app, isso permite que você não precise planejar do zero seu trajeto caso perca alguma das conduções – seja porque parou para tomar um café na esquina ou porque encontrou um amigo de longa data e resolveu pegar o próximo carro.

Também reformuladas, as novas telas de estações de trem e metrô apresentam informações de todas as linhas, horários de chegada e partida, dados das plataformas, programação diária completa da circulação sobre trilhos na sua cidade e o já conhecido serviço de alertas. Essa seção “Estação de Trem” também permite filtrar suas buscas e alternar rapidamente entre diferentes janelas do aplicativo, dando mais agilidade – e segurança – à sua rotina de trânsito.

Na loja mais próxima de você!

Caso tenha ficado interessado nas novidades e queira se juntar aos mais de 45 milhões de usuários do serviço espalhados por todo o mundo, é só baixar ou atualizar o app na loja de aplicativos do seu celular, uma vez que a versão 5.0 o Moovit já está disponível tanto para Android quanto para iOS. Como tem sido a sua experiência com o programa até então? Acha que essas mudanças podem corrigir antigas limitações do Moovit? Quais recursos extras ele poderia oferecer no futuro? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: