Nesta sexta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial sem Carro, que serve para estimular a reflexão sobre o uso excessivo (ou desnecessário) do automóvel. Num mundo cada vez mais sustentável e ciente dos males que os veículos tradicionais podem trazer para o meio ambiente, é interessante encontrar opções que ajudem as pessoas a se locomoverem por diversos outros meios – ainda mais quando a tecnologia está ao nosso lado.

O Moovit é um app gratuito de mobilidade urbana que apoia que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade. Elas não estão sozinhas nessa; existem iniciativas bacanas que podem ajudar aqueles que quiserem deixar o carro em casa e ter mais qualidade de vida – seja no Dia Mundial sem Carro ou em qualquer outra ocasião.

O Uber, o Will Go e os aplicativos de táxi todo mundo já conhece, certo? Confira opções, digamos, mais “naturebas”:

1. Strava (Android e iOS)

O Strava é um aplicativo que acolhe todos os níveis de bikers, desde iniciantes até ciclistas profissionais. Além de ser uma comunidade virtual, o app é uma fonte de informações e de suporte para treinamentos. O usuário pode registrar corridas, acompanhar sua evolução e participar de desafios propostos por outros ciclistas.

Strava

2. Likeways (iOS)

O seu trajeto diário permite que você ande a pé e gaste um tempinho a mais para conhecer novos lugares? Então vale a pena testar o Likeways, um app que traça rotas levando em conta lugares que tiveram mais curtidas na rede social, e o usuário pode selecionar o que deseja ver ao longo do caminho (restaurantes, museus e galerias, por exemplo).

3. Bike Sampa (Android e iOS) / Bike Rio (Android e iOS)

Ambas as versões desse aplicativo também estão aí para ajudar as pessoas a evitarem o trânsito caótico nesses dois grandes centros urbanos. O programa oferece opções de bikes próximas para aluguel, e durante 30 minutos seu uso é gratuito.

4. Map My Walk (Android e iOS)

Além de colaborar com o meio ambiente e ajudar a suavizar o tráfego em grandes centros, outro fator que pode incentivar você a deixar o carro em casa é investir na sua própria saúde e bem-estar. Quem mora perto do trabalho e tem a opção de ir andando pode baixar o Map My Walk e acompanhar quantas calorias está perdendo durante o seu trajeto.

Map My Walk

5. Moovit (Android e iOS)

Para aqueles que querem compor seu trajeto com diferentes modais, inclusive o transporte público, o próprio Moovit ajuda nessa empreitada indicando as melhores rotas e fornecendo todas as informações necessárias para que o passageiro planeje o seu trajeto. Ao iniciar o aplicativo, a localização do usuário é mostrada no mapa, que indica também os pontos de parada mais próximos. Além disso, é possível conferir as próximas viagens e a previsão de chegada, tendo a opção de consultar a programação para outros dias e horários.

--

Como você está se adaptando a um mundo mais ecológico, sustentável e que tem a ajuda da tecnologia para ser assim? Tem sugestões de outros apps para isso? Conte para nós na seção destinada aos comentários, logo adiante.

Cupons de desconto TecMundo: