Dia Mundial sem Carro: 6 apps para deixar o automóvel de lado

3 min de leitura
Imagem de: Dia Mundial sem Carro: 6 apps para deixar o automóvel de lado

Dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial sem Carro. A data foi criada para estimular a reflexão sobre o uso excessivo – ou desnecessário – dos automóveis. 

Afinal, em um mundo cada vez mais sustentável e ciente dos males que os veículos tradicionais podem trazer para o meio ambiente, é interessante encontrar opções de transportes alternativos. – ainda mais quando a tecnologia está ao nosso lado!

Se você deseja aderir e realmente levar essa comemoração à sério, vai adorar ficar por dentro dos 6 aplicativos selecionados por nós para esquecer a existência dos carros. Confira!

1 -  Strava

stravaStrava: o app é uma fonte de informações e de suporte para treinamentos.

O Strava é um aplicativo que acolhe todos os níveis de bikers, desde iniciantes até ciclistas profissionais. Além de ser uma comunidade virtual, o app é uma fonte de informações e de suporte para treinamentos. 

O usuário pode registrar corridas, acompanhar sua evolução e participar de desafios propostos por outros ciclistas. Uma ótima forma de investir nesse meio de locomoção, certo?

2 - Bike Itaú

Bike ItaúBike Itaú: funciona como um aluguel de bicicleta

Com mais de 14 mil bikes presentes nas principais capitais do Brasil, o Bike Itaú é uma ótima opção, até mesmo para quem não possui veículo próprio. 

Ele funciona como um aluguel de bicicleta, em que o ciclista escolhe o plano desejado no aplicativo e tem direito de utilizar as bikes espalhadas pela cidade. O valor irá depender da quantidade de vezes usada e, claro, do tempo percorrido. 

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife são algumas cidades que possuem estações da Bike Itaú disponíveis. Aproveite!

3 - Likeways

LikewaysLikeways: caminhe pelos pontos mais curtidos das cidades

O seu trajeto diário permite que você ande a pé e gaste um tempinho a mais para conhecer novos lugares? Então, vale a pena testar o Likeways, um app que traça rotas levando em conta lugares que tiveram mais curtidas na rede social.

O usuário ainda pode selecionar o que deseja ver ao longo do caminho, como restaurantes, museus e galerias. É uma forma de aproveitar o final de semana e, de quebra, deixar a saúde em dia. 

  • Disponível para iOS.

4 - Map My Walk

Map My WalkMap My Walk: quem mora perto do trabalho e tem a opção de ir andando

Além de colaborar com o meio ambiente e ajudar a suavizar o tráfego em grandes centros, outro fator que pode incentivar você a deixar o carro em casa é investir na sua própria saúde e bem-estar. 

Quem mora perto do trabalho e tem a opção de ir andando pode baixar o Map My Walk e acompanhar quantas calorias está perdendo durante o seu trajeto. Além de curtir a cidade, o caminho se torna uma forma de exercício físico. 

5 - Moovit

MoovitMoovit: indica os pontos de parada mais próximos

Para aqueles que querem compor seu trajeto com diferentes modais, inclusive o transporte público, o Moovit ajuda nessa empreitada. Isso porque o app indica as melhores rotas e fornece todas as informações necessárias para que o passageiro planeje o seu trajeto. 

Ao iniciar o aplicativo, a localização do usuário é mostrada no mapa, que indica também os pontos de parada mais próximos. Além disso, é possível conferir as próximas viagens e a previsão de chegada, tendo a opção de consultar a programação para outros dias e horários. 

6 - Cyclemeter

O aplicativo, assim como o Strava, é ótimo para quem gosta de sair por aí com a sua bike. Além de monitorar todo o trajeto, ele possui sistema de acessibilidade por voz que auxilia o ciclista em seu deslocamento.

Vale a pena ressaltar a facilidade na hora de usar o app, uma vez que você só precisa baixá-lo. Não é necessário fazer cadastro para se juntar a plataforma, apenas entrar e começar a contar as calorias gastas e o tempo médio do percurso.

Como você está se adaptando a um mundo mais ecológico, sustentável e que tem a ajuda da tecnologia para ser assim? Os aplicativos citados são perfeitos para curtir o trajeto até o trabalho e faculdade sem agredir o meio em que vivemos

Nós recomendamos investir, ainda mais nesse Dia Mundial sem Carro. Ajude o planeta e, ainda por cima, crie hábitos de vida mais saudáveis. É um combo perfeito! 

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no TecMundo e fique por dentro de outras matérias interessantes como essa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.