Nova patente da Apple: um controle-remoto universal com sensor biométrico

1 min de leitura
Imagem de: Nova patente da Apple: um controle-remoto universal com sensor biométrico
Imagem: Patently Apple

Os rumores de que a Apple lançariam um aparelho televisor morreram completamente, mas a existência de uma nova geração do box Apple TV não param de aumentar — mesmo que as esperanças tenham diminuído com a falta de novidades durante a WWDC 2015.

A mais recente novidade é a presença de uma patente da Apple para um controle-remoto com o sensor biométrico Touch ID. Isso significa que ele dispensaria o uso de senhas a todo o momento para acessar certos serviços (o Netflix, por exemplo) e habilitaria somente alguns usuários a interagirem com o equipamento (como só membros da sua família).

Porém, o Touch ID permitiria que o controle-remoto fosse muito além da caixa para streaming de conteúdo que é o Apple TV. O controle-remoto seria uma espécie de central de comando que permite ao usuário uma interação completa com a apps e funções da Internet das Coisas.

Você no controle de tudo

Para não especificar demais o registro de propriedade intelectual, o texto de registro da patente é bem geral e engloba tecnologias que podem nunca ser usadas oficialmente. O tal controle-remoto, por exemplo é um "sensor configurado para detectar a característica biométrica de um usuário", mas também possui reconhecimento de voz e retina. Apesar de a imagem mostrar somente um pequeno retângulo com um sensor, o produto final deve ser maior e conter ou poucos botões físicos ou uma pequena tela sensível ao toque.

Já a aplicação em automação da casa serviria "além do controle da sua Apple TV e televisor". De acordo com a patente, a tecnologia "garante o controle de outros dispositivos eletrônicos, como termostatos, aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, ventiladores, equipamentos de cozinha, controladores de automação de casa, sistemas de segurança, veículos e mais".

Lembramos que o registro de patentes não significa exatamente o uso das tecnologias. Ainda assim, a nova Apple TV não parece longe de acontecer, então fique ligado no TecMundo para mais novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.