Aproximadamente 92% do lucro do mercado de smartphones pertence à Apple

1 min de leitura
Imagem de: Aproximadamente 92% do lucro do mercado de smartphones pertence à Apple

A Apple pode não deter a maior quota do mercado de smartphones no mundo, porém detém a grande maioria do lucro operacional da indústria. Em publicação do The Wall Street Journal e de acordo com os dados da Canacoord Genuity, no primeiro trimestre desse ano a Apple obteve o lucro impressionante de 92% entre os oito maiores fabricantes de smartphones globais.

A Samsung, que atualmente possui a maior quota do mercado mobile, obteve lucro de 15% no segmento. Como você pode perceber, os valores combinados da Apple e da Samsung passam dos 100%, porém isso é possível devido aos prejuízos de determinadas fabricantes, como HTC e Microsoft. Apesar de a Apple ser responsável por menos de 20% dos smartphones que são vendidos em todo o mundo, a empresa é capaz de manter margens de lucro bem maiores do que os seus concorrentes, principalmente se compararmos com os dispositivos Android.

Neil Mawston, diretor executivo e pesquisador de mercado da Strategy Analytics, diz que hoje existem mais de 1000 fabricantes de smartphones. Muitas delas (como a Xiaomi) estão dispostas a vender os seus produtos com pouco ou praticamente nenhum lucro, obtendo dinheiro através de apps, acessórios e compras de itens adicionais.

Mas há um grande público fiel da Apple que não vê o preço alto dos produtos como algo negativo, já que as vendas dos aparelhos da Maçã continuam em crescimento e são populares. Para termos noção, o preço da média mundial de um iPhone vendido no ano passado foi de US$ 624, enquanto nos aparelhos Android a média ficou em US$ 185. Com diferenças tão variadas nos preços dos modelos comercializados, é de se esperar que a Apple tenha lucros maiores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.