Resumo da conferência Apple WWDC 2015: confira os destaques [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Resumo da conferência Apple WWDC 2015: confira os destaques [vídeo]

Na última segunda-feira (8 de junho), a Apple realizou a sua conferência anual de desenvolvimento: a WWDC. Neste ano, a empresa não trouxe nenhum novo aparelho para o evento, mas apresentou novidades bem interessantes no segmento de softwares, sendo que os sistemas operacionais foram os grandes destaques.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A empresa de Cupertino trouxe uma série de novos recursos para o iOS e para o OS X, além de apresentar novidades para o Watch OS utilizados nos relógios inteligentes. Por fim, a companhia também trouxe um novo serviço de streaming de músicas. Quer saber mais sobre tudo isso? Então confira o nosso resumo agora mesmo!

OS X El Capitan

A primeira grande demonstração do evento ficou com o OS X, que é utilizado em computadores Macbook e iMacs. Uma das grandes modificações está no Spotlight, que agora está muito mais semântico e pode interagir com os consumidores de uma maneira mais completa — ficando mais próximo do que a Siri oferece para os donos de aparelhos com o iOS.

Diversos aplicativos do OS X foram atualizados também. Isso incluir os já esperados Mail e Safari, que agora contam com comandos de gestos e novos métodos de pinagem de favoritos, respectivamente. Os aplicativos de fotos e mapas do OS X El Capitan também foram reformulados e ganharam algumas otimizações bem interessantes para uma execução mais fluida.

Por fim, o sistema operacional também recebeu mudanças bem interessantes no gerenciamento de janelas, que agora podem ser organizadas em diversas áreas de trabalho e também podem ser usadas em modo splitview — tela dividida para softwares executados em tela cheia. A Apple também revelou a chegada do Metal para fazer com que o desempenho dos aplicativos instalados no OS X fique mais veloz e eficiente.

iOS 9

Quem não poderia ficar de fora é o iOS, que agora chega à versão 9.0. O sistema operacional presente em iPhones e iPads acaba de ganhar uma grande quantidade de novos recursos. A Siri foi reformulada e passa a ter um design mais agradável, tendo ainda um número maior de funcionalidades integradas —podendo fazer buscas internas nos aplicativos, inclusive.

Outra novidade do iOS está no Apple Pay, que agora pode guardar dados de cartões de crédito em conjunto com cartões de fidelidade de empresas, por exemplo. O Passbook está mudando de nome para Apple Wallet, sendo que isso vai deixar de ser uma exclusividade dos Estados Unidos, pois está partindo para o Reino Unido.

Vários aplicativos nativos foram atualizados e agora ganharam novos recursos, o que inclui o Maps (agora com demonstração de linhas de transporte público) e o Notes (maior quantidade de ferramentas). Mas um dos grandes destaques do novo iOS 9 está nas novas possibilidades que foram trazidas para os donos de iPads.

Especial para o iPad

Uma das primeiras revelações estava no sistema “Trackpad”, que é a interpretação dos comandos com dois dedos como se fossem um controlador de notebooks — com funções de gestos, por exemplo. Mas o principal está mesmo no novo modo com que aplicativos multitarefas são executados.

Agora, os donos de iPads poderão utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo e com a tela dividida sem congelamento do segundo plano. Também vale citar o novo PiP (Picture-in-Picture), que permite que vídeos de apps de streaming sejam executados em miniatura, ao mesmo tempo em que outros apps são executados em tela cheia.

WatchOS 2

Quem também fez sua aparição durante a WWDC 2015 foi o Watch OS, que chega à versão 2 e traz uma série de novidades. Ele vai trazer novas faces para o relógio principal, que agora pode ser enfeitado com fotografias, álbuns e até mesmo vídeos em time-lapse. Também foram anunciados kits para a criação de aplicativos que funcionam como temas — que chegaram com o nome controverso de “Complication”.

Novidades para a Digital Crown trazem o recurso “Time Travel”, que permite a navegação pelo calendário ou pelas notificações. Destaque para o modo noturno (que transforma o relógio em um sistema mais estático) e para o fato de que ele agora funciona por conectividade WiFi. Você pode conferir a lista completa por este link.

Apple Music

Para encerrar o evento, a Apple apresentou o novo serviço de streaming de músicas, o Apple Music. Trata-se de uma plataforma global, que mescla funções já conhecidas de sistemas similares (como o Deezer ou o Spotify) com rádios online — que serão executadas sob o selo Beats One. Além disso, ainda traz um sistema que conecta artistas a fãs, permitindo que todos acompanhem textos, vídeos e fotos dos seus ídolos.

Um dos grandes diferenciais do Apple Music está no acervo disponível. Segundo a empresa de Cupertino, são “dezenas de milhões” de arquivos disponíveis — lembrando que praticamente todo o catálogo da iTunes está disponível. A assinatura individual custará US$ 9,99 por mês, enquanto o plano familiar (que cobre até seis logins distintos) custará US$ 14,99.

Uma grande surpresa para todos os fãs de música está na abrangência do serviço. Ao contrário do que se esperava, ele não será uma exclusividade para os donos de iPads e iPhones. O serviço será lançado também para computadores (OS X e Windows) e dispositivos Android.

.....

Essas são as grandes novidades trazidas pela Apple no evento da última segunda-feira. Qual dos novos recursos apresentados pela companhia é o seu favorito?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.