Apple e LinX: confira como podem ser as futuras câmeras do iPhone

2 min de leitura
Imagem de: Apple e LinX: confira como podem ser as futuras câmeras do iPhone
Imagem: Digital Trends

A LinX é uma companhia que possui uma tecnologia de câmeras com multi-abertura que possibilitam criar efeitos de parallax, desfoco do plano de fundo e até mesmo captura de imagens 3D. Recentemente, a Apple comprou esta empresa israelense, sem revelar o que será aproveitado.

“A Apple compra empresa menores de tempos em tempos, e geralmente não discutimos nossos planos”, segundo um comunicado da empresa. A compra foi avaliada em cerca de US$ 20 milhões (cerca de R$ 62 milhões), conforme relatado nesta terça-feira por diversas fontes.

Afinal, essas câmeras são boas?

Basicamente, a pergunta que fica no ar é: que melhorias a LinX pode oferecer às atuais câmeras dos iPhones e iPads? Segundo um documento da empresa israelense, há muitas vantagens. A primeira delas, por exemplo, seria a redução do tamanho da lente, ou seja, retiraria a protuberância dos atuais sensores equipados no iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

Isso seria possível graças ao funcionamento das câmeras LinX, que utilizam diversos outros sensores menores para capturar uma imagem com altíssima qualidade que ocupa pouca memória, diferente do atual esquema utilizado pela Apple, que usa apensa um grande sensor.

Múltiplas aberturas garantem uma qualidade de imagem melhor

Em um documento do ano passado, a LinX descreve que o foco da tecnologia desenvolvida pela empresa está na qualidade de imagem. De acordo com a descrição, o projeto da companhia pode tirar fotografias muito similares às que câmeras SLR capturam. Para comprovar a eficiência, confira a comparação abaixo:

O produto da LinX é capaz de reduzir o ruído com seus dois sensores de 4 megapixel e duas aberturas. É possível reparar que a iluminação e redução de imperfeições é muito superior quando comparado ao hardware do iPhone 5S. Apesar de ser referente a um modelo anterior, temos que pensar que a tecnologia deve ter evoluído desde a sua concepção.

Aprimorada para ambientes com pouca luz

As vantagens não param por aí. A multi-abertura da lente possibilita imagens ainda mais nítidas em ambientes com luz moderada – ou seja, dentro de casa ou em bares e restaurantes – e em locais com pouca luz. Confira:

É bem visível que a tecnologia da LinX possibilita a entrada maior de luz para capturar imagens, criando resultados melhores nesses casos. A sensibilidade da câmera é muito maior, e não perde qualidade de resolução ao utilizar mais luz para formar seus pixels.

Mapeamento 3D

O ponto mais interessante da tecnologia criada pela LinX é o seu mapeamento de profundidade. As múltiplas aberturas permitem calcular a distância entre o sensor e o objeto fotografado, criando pontos em terceira dimensão. Dê uma olhada no resultado abaixo:

E o que esperar para o futuro?

Por ora, tudo não passa de especulação de como a Apple vai utilizar essas funcionalidades em seus futuros smartphones. Possivelmente, os supostos iPhones 6S e 6S Plus podem vir equipados com câmeras mais parrudas, finas e com tecnologia equivalente aos equipamentos com SLR.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.