Patente transferida para a Apple indica mapeamento 3D em aparelhos da Maçã

1 min de leitura
Imagem de: Patente transferida para a Apple indica mapeamento 3D em aparelhos da Maçã
Imagem: USPTO

Quase um ano depois de fazer a aquisição da empresa criadora do Kinect, a Apple está começando finalmente a transferir suas patentes da PrimeSense para sua própria companhia. E a primeira delas pode nos dar uma pista de mais uma das ideias nas quais a Maçã pretende trabalhar.

No caso, trata-se de um sistema de projeção óptica que emite luz em toda uma área, gravando, em seguida, o padrão de distorção gerado com a ajuda de um sensor. Em resumo, estamos falando de um sistema de mapeamento 3D extremamente preciso.

Pelo que as informações do departamento de patentes norte-americano indicam, o mecanismo é extremamente preciso, pois utiliza uma imagem-base para comparar as diferenças do cenário. Com isso, o sistema seria capaz de identificar e mapear movimentos de pessoas em detalhes em locais como um quarto ou uma sala. Parece familiar? Pois é, a patente tem um funcionamento que lembra em muito aquele do próprio Kinect.

Mapeamento 3D em seu iPhone?

E o que a Apple faria com uma patente como essas? As possibilidades são muitas. A empresa poderia, por exemplo, trazer sua própria versão do Kinect para a sala de estar na forma de um acessório para a Apple TV. Adicionar um sistema de detecção de movimento para aparelhos iOS ou mesmo transformar seus dispositivos em um “concorrente” do Project Tango também não é impossível, já que o sistema teria suporte a versões mais compactas.

Entretanto, é difícil prever se a empresa realmente pretende tentar algo tão inovador para seus aparelhos, principalmente considerando que a companhia segue a passos cautelosos na hora de adicionar novidades aos seus dispositivos. Mas, visto o crescimento de suas concorrentes no mercado, não é impossível que a Apple resolva se arriscar um pouco.

Entre ideias como mapeamento 3D, um sistema que protege seu iPhone de quedas e mais algumas dezenas de outras patentes já aprovadas para a companhia, o melhor que podemos fazer é esperar para ver quais vão realmente se tornar verdade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.