Por que a Apple usa o horário 9:41 em imagens de divulgação dos produtos?

1 min de leitura
Imagem de: Por que a Apple usa o horário 9:41 em imagens de divulgação dos produtos?

Se você é um observador nato e sempre acompanhou as apresentações de dispositivos da Apple, provavelmente já se deparou com imagens de novos gadgets da empresa da Maçã que apareceram em eventos e que possuem uma mesma característica em comum, independente do produto que é apresentado (OS Mavericks, iPhones, iPads): o horário 9:41. Em alguns casos específicos, é o horário 9:42 que é exibido.

Seja como for, 9:41 ou 9:42, existe um certo mistério sobre os reais motivos quanto ao porquê desses números sempre aparecerem nos keynotes da Apple e nas imagens de divulgação dos aparelhos. Será numerologia? Algum tipo de superstição? A verdade é que a resposta não é algo extremamente impactante ou revelador, porém cuidadosamente pensado. Como podemos imaginar, tudo o que ocorreu na Apple nos últimos anos possuiu o dedo de Steve Jobs, como é o caso do horário 9:41 também.

A precisão do horário é o mais importante

O ex-chefe do desenvolvimento do iOS, Scott Forstall, comentou que os keynotes são projetados para revelar os produtos da apresentação aproximadamente aos 40 minutos de exibição. Quando um produto significativo aparece nesses eventos, as pessoas querem que o horário retratado nas imagens seja coerente com o horário real – e, como grande parte dessas conferências têm início às 9:00, o horário 9:41 ou 9:42 é colocado com alguns minutos adiantados.

Contudo, se você analisar as conferências mais recentes da Apple, não é sempre que esse horário preciso coincide com o momento de introdução de um novo produto. Por exemplo, no keynote do iPhone 5 e do iPhone 5S, os produtos foram apresentados aos 13 e aos 34 minutos, respectivamente. Então, por que esse horário ainda é utilizado em apresentações que não revelam os gadgets às 9:41 ou às 9:42 e nas imagens de divulgação de outros produtos da Apple?

Isso pode ser considerado algum tipo de homenagem à apresentação do primeiro iPhone, que ocorreu há sete anos e foi feita pelo próprio Steve Jobs. Precisamente às 9:42, Jobs falou do iPhone e de como esse dispositivo estava destinado a mudar o mercado de aparelhos celulares. Nas apresentações posteriores, o relógio foi atrasado em um minuto e até hoje podemos ver o horário 9:41 em diversas apresentações da Apple, mesmo que elas não sejam compatíveis com o horário real dos eventos. Interessante, não?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.