Fique por dentro das novidades do iLife ´11

6 min de leitura
Imagem de: Fique por dentro das novidades do iLife ´11

Caixa do iLife ´11.

Fonte: Apple

iLife é o pacote de aplicativos criado pela Apple para a edição, publicação e organização de fotos, músicas e vídeos. Lançada inicialmente em 2003, a suíte ganhou uma nova versão ontem (20), durante o evento Back to the Mac, que aconteceu na sede da empresa em Cupertino, California.

O iLife ’11, disponível para a versão 10.6.3 do Mac OS X, apresenta melhorias significativas para as três principais aplicações do pacote: o gerenciador de fotos iPhoto, o editor de vídeos iMovie e o GarageBand, um software para criação de músicas.

iPhoto: tela cheia e integração com serviços web

A primeira funcionalidade nova que o usuário notará ao abrir o iPhoto ’11 é fato de ele poder ser usado em tela cheia. Com este modo ganha-se um aproveitamento melhor do espaço da tela para visualizar álbuns e trabalhar com os arquivos de imagem. Basta um clique para ficar livre das distrações da barra de menu, do Dock e de outros softwares.

iPhoto, agora em tela cheia!

Fonte: Apple

 Além disso, agora o iPhoto possui uma integração ainda melhor com o Facebook. Com apenas alguns cliques o usuário pode postar as fotos no mural do perfil no Facebook. Se algum contato comentar a publicação, o usuário poderá ler o comentário diretamente da interface do iPhoto.

Como se não bastasse, as tags usadas para marcar pessoas nas fotos são automaticamente sincronizadas entre o programa e a rede social da Microsoft. O usuário também pode usar o iPhoto para visualizar os álbuns que criou no Facebook, mesmo que as imagens tenham sido enviadas por outro software.

Também ficou mais fácil enviar fotos por emails para os amigos e parentes. Agora é possível criar e enviar mensagens diretamente do gerenciador de fotos do iLife, sem a necessidade de abrir um cliente de correio eletrônico. Há, inclusive, oito temas desenvolvidos pela Apple e que podem ser aplicados à mensagem.

Envie suas fotos por email, sem sair do iPhoto.

Fonte: Apple

A funcionalidade está integrada com o Gmail, Yahoo! Mail, Windows Live Hotmail e outros serviços populares.

O Slideshow foi outro recurso que ganhou um upgrade bem característico da Apple. Esqueça aquelas apresentações estáticas e chatas em que as fotos são apresentadas uma a uma. Agora o iPhoto tem temas animados de slideshows, que incluem até trilha sonora.

O tema “Origami” usa o recurso de reconhecimento de faces para “desdobrar” as fotos durante a apresentação. Já o tema “Places”, distribui as fotos de uma viagem, por exemplo, em um mapa da cidade ou país que o usuário visitou, de acordo com as informações gravadas pelo GPS da câmera.

Para terminar, o usuário pode preparar fotos para impressão, no formato de álbuns, cartões ou calendários. É possível usar temas prontos e também personalizar a fonte, o plano de fundo e outros itens usados na criação. Os trabalhos gerados com o iPhoto ficam “expostos” numa espécie de estante virtual, para uma melhor visualização.

iMovie: novo sistema de edição de áudio

Mais do que incluir uma trilha sonora, locução ou efeitos de som, agora o sistema de edição do iMovie exibe a onda de áudio do filme, possibilitando que você ajuste o volume de determinados trechos. Para melhorar, essa onda é exibida com diferentes níveis de cores, assim fica mais fácil perceber onde o áudio está passando do limite desejado, “estourando”, como dizem.

Editor de áudio com recursos intuitivos e avançados.

Fonte: Apple

Entre as funcionalidades novas, se destaca o recurso para criar trailers falsos com os seus vídeos. É possível usar o conteúdo filmado de uma viagem de férias com os amigos, por exemplo, para transformá-lo em trailer de um filme de aventura, com direito a narração e efeitos de créditos semelhantes aos de Hollywood.

Estão disponíveis temas para filmes de ação, romance e até documentário. A trilha sonora usada nos trailers foi gravada pela Orquestra Sinfônica de Londres.

Outro recurso novo que promete agradar são os One-Step Effects, efeitos especiais que podem ser aplicados aos vídeos com um clique: câmera lenta, replay de trechos engraçados ou surpreendentes, filtro preto e branco ou de sépia, e outros. No total são 12 efeitos que podem ser aplicados desta forma.

E, assim como o iPhoto, agora o iMovie também pode localizar pessoas no seu acervo. Graças ao reconhecimento de faces, o software consegue selecionar essas cenas, indicando até mesmo quantas pessoas aparecem nela. Sem dúvida um recurso que poupará alguns minutos do usuário durante a criação dos trailers, já que facilita a seleção dos vídeos que serão usados.

Com o People Finder, fica mais fácil encontrar as tomadas em que os amigos aparecem!

Fonte: Apple

Além disso, o iMovie também traz dois temas em que podem ser inseridos os vídeos do usuário: um com visual de transmissão esportiva, que deve ser o mais usado pelos “peladeiros” de fim de semana, e outro que lembra uma reportagem de telejornal, com direito até a configuração do nome do “repórter”.

E seguindo os mesmos moldes do iPhoto, além de poder exportar os vídeos para formatos compatíveis com o iTunes, iPod e iPad, o iMovie também permite que o usuário publique o vídeo diretamente no Facebook, Vimeo, YouTube e outros sites.

GarageBand: ajuste de ritmo, efeitos novos e aula particular

O GarageBand ´11 ajusta automaticamente o ritmo de uma música.

Fonte: Apple

Os recursos novos mais atraentes do GarageBand devem ser o Flex Time e o Groove matching. Com eles o usuário pode ajustar problemas simples de tempo, como dar um pouco de velocidade para aquele guitarrista lento ou prolongar e abreviar notas, tudo isso com a possibilidade de comparar a versão modificada com a original.

Além disso, caso os integrantes de uma banda estejam fora de ritmo, é possível selecionar um dos instrumentos e fazer que os outros entrem no ritmo dele.

Novos efeitos de amplificadores e pedais!

Fonte: Apple

E por falar em guitarristas, a versão mais recente do iLife traz sete efeitos novos de amplificadores, totalizando 12, que vão desde sons limpos até bem distorcidos. Também foram incluídos os efeitos de cincos novos pedais no GarageBand, que podem ser combinados com os “amplificadores” para obter outras sonoridades.

Outra grande novidade desta versão são as aulas para piano e guitarra, inclusas no software. Agora é possível gravar os seus exercícios para que o GarageBand avalie o seu desempenho. Com este feedback, o usuário pode praticar todo dia e perceber onde está errando, com o objetivo de se aperfeiçoar.

As lições também ganharam 22 aulas novas, para que o usuário aprenda as noções básicas de piano e guitarra. O estudante pode aprender a tocar rock, blues e até peças de Mozart e Chopin.

E o que faltou?

A principal queixa dos usuários do iLife foi a falta de atualização para dois programas da suíte, o software de autoria iDVD, e o iWeb, o editor WYSIWYG de páginas para a internet.

Exemplos criados com o iWeb.

Fonte: Apple

No caso do iWeb, podemos dizer que ele quase teve uma atualização. Embora a versão do software seja a mesma incluída no iLife ’09, o programa teve correções para bugs relacionados com a publicação de sites no serviço MobileMe, da Apple.

Já o iDVD realmente continua o mesmo. Desde a última grande atualização, em 2006, o software vem perdendo a atenção dos desenvolvedores. A última atualização foi para o iLife ’08, quando alguns temas das duas primeiras versões do programa voltaram a fazer parte do iDVD.

A verdade é que a mídia física vem perdendo espaço para a internet. Em vez de gravar um disco para passar arquivos para os amigos, os usuários agora têm a internet e dezenas de serviços gratuitos que hospedam fotografias, vídeos, textos e outros pedaços das nossas vidas digitais.

Até mesmo programas e jogos agora estão sendo vendidos pela internet, como é o caso de plataformas como o Steam e a Apple Store.

Analisando tudo isso e o fato de que o Macbook Air já é um notebook sem leitor de CDs/DVDs embutido, é muito provável que a vida do iDVD esteja mesmo chegando ao fim. Quanto ao iWeb, vamos torcer para que ele seja atualizado na próxima versão do iLife.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.