Apple Maps guia esquiadores para residência de mulher, que fica maluca
Aplicativo insiste em rota que está deixando moradora da Pensilvânia maluca
Imagem de Apple Maps guia esquiadores para residência de mulher, que fica maluca no site TecMundo
O Apple Maps ficou famoso pelo caso em que conduziu turistas a verdadeiras armadilhas em uma área não povoada da Austrália. Também tomamos conhecimento da inusitada situação em que motoristas foram conduzidos a pistas de aeroportos. Contudo, talvez nenhum desses casos se compare à frustração que Judy Saltsburg, habitante da Pensilvânia, tem passado. Isso porque esquiadores têm frequentemente “tocado a campainha” da moradora por engano.
Ocorre que o Apple Maps, aplicativo que, tal como o Google Maps, utiliza satélites (e internet) para determinar a rota entre a origem e o destino de um trajeto, tem guiado esquiadores à residência de Judy. Ela constantemente precisa sair de sua propriedade e explicar aos esportistas que há um erro no aplicativo, que insiste que a melhor rota para chegar à área de esqui é através do local em que fica a residência da moradora.
Judy tem se visto obrigada a dispersar esquiadores de sua garagem cerca de seis meses para cá, período que coincidentemente marca o lançamento do aplicativo da Apple em locais mais remotos. Os esquiadores não param de chegar à propriedade da habitante, ainda que a estrada que conduz à residência dela esteja devidamente sinalizada e com placas que indicam um caminho sem saída.
Avisos não surtem efeito
Judy teria colocado diversos avisos e sinais alertando os esquiadores a não se aproximarem, incluindo uma placa que diz: “Em função do aumento de preço da munição [de armas], não esperem um tiro de aviso”.
O curioso é que nenhum aviso parece ter surtido efeito. Os esquiadores estariam plenamente convictos de que o Apple Maps está lhes dando a informação mais precisa possível sobre a rota a ser seguida e, portanto, estariam se recusando a acreditar na mulher quando ela diz a eles que sua casa não é um “alojamento de ski”. A moradora também teria dito que tentou entrar em contato com a Apple sobre o erro, mas a companhia aparentemente ainda precisa corrigir a falha.
“Tive três [visitas] em menos de 24 horas”, disse Judy recentemente a uma estação local de TV, a WGAL. “O maior argumento deles é que ‘meu aplicativo diz que esse é o caminho para Roundtop [o local de ski]”.
Tenso, não?