iOS e OS X não vão se fundir e executivo da Apple explica o porquê

2 min de leitura
Imagem de: iOS e OS X não vão se fundir e executivo da Apple explica o porquê

 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois da chegada do iOS, o OS X recebeu algumas adaptações que o deixaram cada vez mais parecido com o sistema móvel da Apple para iPhones, iPods Touch e iPads, como a central de notificações e a nova disposição de ícones na tela.

Diante dessa situação, restou uma pergunta óbvia: a Apple pretende fundir os dois sistemas operacionais em um só? De acordo com uma entrevista concedida à Macworld por Phil Schiller, Craig Federighi e Bud Tribble, todos da Apple, a resposta é não.

Para Federighi, é óbvio e fácil colocar uma tela touchscreen em qualquer dispositivo eletrônico, mas ele não acredita que isso vai ser sempre uma boa experiência. Já Schiller foi mais enfático ao afirmar que eles não perdem tempo pensando em fundir os sistemas operacionais, por tratar-se de um desperdício de energia.

Entretanto, Schiller também afirma que a empresa tenta “suavizar os solavancos na estrada” que tornam mais difícil para os clientes alternarem entre um Mac e um dispositivo equipado com iOS, certificando-se, por exemplo, que os aplicativos de calendário tenham o mesmo nome nos dois sistemas.

30 anos de aperfeiçoamento

A Microsoft pode estar planejando unificar Windows Phone e Windows em um sistema só, mas essa não é a visão da Apple com o OS X e o iOS. Ambos os SOs continuam e continuarão completamente separados e Federighi explica o porquê.

De acordo com ele, usar o mouse e o teclado simplesmente não é a mesma coisa que o toque com o dedo. “Este dispositivo [apontando para a tela do MacBook Air] foi aperfeiçoado durante mais de 30 anos para ser o ideal para teclados e mouses”.

Ambos os executivos deixaram claro com a entrevista que os concorrentes que adicionam uma tela touchscreen a um PC ou um teclado a um tablet estão “latindo para a árvore errada”, uma crítica bastante direta à Microsoft e a Google.

OS X com cara de iOS 7?

Jony Ive foi o responsável pela grande mudança no iOS nesta última versão e agora especula-se que ele fará uma grande e profunda alteração também no OS X. Será mesmo? Mark Gurman, do 9To5Mac acredita que não. Para ele, o OS X 10.10 (codinome “Syrah”) vai receber apenas algumas das melhorias do iOS 7, como a mudança na central de notificações.

“Eu não acredito que devemos esperar uma revisão minuciosa como a do iOS 7 no OS X neste ano”, afirmou. Gurman acredita que algumas mudanças no design devem aparecer, deixando a interface “mais plana”, mas não tão forte como à do iOS 7.

Ainda segundo ele, o OS X não deve ganhar as mudanças de cores e formatos que redefiniram o visual do iOS. A nova versão do SO também deve se tornar mais compatível com o iOS, Airdrop e a Siri.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.