Por dentro da maçã: 16ª edição

5 min de leitura
Imagem de: Por dentro da maçã: 16ª edição

Nesta semana, as novidades no pomar de Jobs não deram muitos frutos em relação ao anúncio de novas tecnologias. Contudo, se o assunto for a pré-venda do iPhone 4, a história muda totalmente de figura.

Pré-venda do iPhone 4

Logo no primeiro dia da pré-venda, o iPhone 4 bateu recordes nunca antes vistos. Para você ter ideia da magnitude do acontecimento, basta saber que o volume inicial de reservas do aparelho foi dez vezes maior que o do iPhone 3GS – comparado com o primeiro dia de pré-venda deste.

Além disso, o número de acessos à loja virtual da Apple superou em três vezes (13 milhões) o número de acessos do recorde anterior. Isso foi tão inesperado que o site caiu diversas vezes e muitos potenciais compradores ficaram sem conseguir encomendar o novo brinquedo.

A empresa de Jobs anunciou que mais de 600 mil aparelhos foram encomendados. Quem conseguiu encomendar antes da queda do sistema, receberá em casa seu iPhone 4 no dia do lançamento oficial, 24 de junho.

iPhone 4

Más notícias para quem não encomendou em tempo: o estoque de aparelhos foi esgotado e o novo lote estará disponível somente por volta do dia 14 de julho – ou seja, com duas semanas de atraso em relação ao prazo anteriormente previsto. Para conseguir efetuar a pré-compra nesse segundo lote, basta acessar a loja online da empresa quando ela for liberada novamente.

Os pedidos antecipados do iPhone 4 foram realizados por consumidores de países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão e Alemanha. Já no Brasil, a previsão para a disponibilização no mercado é para setembro.

Outra razão para a suspensão temporária da pré-venda, ocorrida por causa do congestionamento da loja virtual da Apple, foi um grande número de erros ocorridos nos pedidos: após enviar suas informações, o resumo da compra mostrava os dados de outra pessoa. Até isso ser revolvido a pré-venda não volta – afinal, na semana passada os emails de 114 mil usuários de iPads foram divulgados na rede, por causa de uma falha de segurança.

Com medo de não conseguir seu iPhone 4 no dia do lançamento – provavelmente por causa dos problemas acima –, o texano Justin Wagoner montou acampamento em frente à Apple Store da Know Street, em Dallas. Sim, ele começou a fila com uma semana inteira de antecedência. Mas, não pense que ele foi desprevenido. Ele levou consigo: saco de dormir, cadeira, comida, bebida e energia para suas bugigangas.

Mais iPhone 4: características físicas e algumas especulações

Rumores de meados de maio foram confirmados. Diferente do iPhone 3GS e iPad, o iPhone 4 conta com nada menos do que o dobro de memória RAM: 512 MB! Tamanho aumento se dá para que o aparelho aguente rodar todas as novidades do iOS 4 em seu display de alta resolução, como o sistema multitarefas e aplicativos pesados como o iMovie – para edição de vídeos em HD.

Quebrou em três quedas

Disponível inicialmente com 16 ou 32 GB, o iPhone 4 poderá possuir um espaço de armazenamento oito vezes maior no próximo ano. Tal aumento será graças à Toshiba: recentemente ela conseguiu produzir um chip com capacidade de 128 GB. Ou seja, basta ter dois deles no aparelho para alcançar 256 GB de espaço!

Entretanto, nem tudo são pomos maduros em relação à nova atração do pomar: há um bicho da maçã pronto para estragar a festa. Técnicos da empresa norte-americana “iFix your i” realizaram um teste de resistência com a tela de um iPhone 4 (sem os componentes internos): deixaram-no cair de um metro de altura, três vezes seguidas.

Nas duas primeiras quedas, nenhum problema. Na terceira, todavia, a tela do aparelho trincou completamente. É preciso ter em mente que os resultados num aparelho completo (com os componentes internos, de fato, dentro dele) provavelmente difeririam deste. No entanto, eles provavelmente seriam mais drásticos – afinal, sem nada dentro o aparelho fica mais leve.

Novo Mac mini

Seguindo a tendência de construção do MacBook Pro, o novo Mac mini recebeu corpo de alumínio monobloco e consume apenas 10 watts quando em repouso – ou seja, “pequeno” e “econômico” são palavras que o descrevem perfeitamente.

O Mac mini

Apesar do tamanho diminuto, suas configurações são robustas o suficiente para que qualquer consumidor procurando qualidade, pondere se o compra ou não. Além disso, considerando sua qualidade, o preço praticado está na média de um PC de configurações parecidas. Para mais detalhes sobre este pequeno notável, confira o artigo “O novo Mac Mini chega com tudo!”.

App de iPhone para acessar a Apple Store

No mesmo dia do início da pré-venda do iPhone 4, a AppStore lançou um aplicativo gratuito para os consumidores norte-americanos, o Apple Store. Como o próprio nome sugere, o app é responsável por abrir uma página com os principais destaques de produtos da empresa e possibilitar a encomenda deles. Disponível somente nos Estados Unidos, é possível sonhar que algum dia o aplicativo ganhe uma versão para o pomar tupiniquim.

App Find My iPhone gratuito por dois meses

O serviço de localização Find My iPhone serve para localizar aparelhos perdidos ou roubados e, no segundo caso, apagar remotamente informações pessoais do telefone. Quem possui conta norte-americana no iTunes agora tem a chance de baixar e usar gratuitamente este aplicativo durante dois meses. Porém, precisará pagar a anualidade do MobileMe para continuar a usá-lo.

Find My iPhone

MobileMe Mail disponível para todos os usuários

O email do MobileMe acaba de sair da fase beta de testes e agora está disponível para todos que estiverem dispostos a pagar a taxa anual de 99 dólares do serviço. Seu visual ficou muito mais parecido com o iPad Mail e ganhou algumas melhorias de performance – como: mais segurança, suporte para visualização widescreen e compacta, barra de formatação e compactação de arquivos num só clique.

iTunes Store Brasil ganha seção de podcasts

Aos poucos as possibilidades da iTunes norte-americana migram para a versão brasileira da loja virtual da Apple. Antes inacessível senão por meio da loja internacional, agora a seção de podcasts foi adicionada à iTunes Store Brasil. Em outras palavras, agora o usuário tem a chance de assinar os podcasts transmitidos pela jukebox virtual da empresa de Steve Jobs.

Ainda sobre o iTunes, a empresa lançou, nesta semana, a versão 9.2 do programa. Como principais destaques, ela traz melhorias no desempenho – maior rapidez ao realizar backups, ao carregar bibliotecas de músicas e ao navegar por elas usando todas as artes gráficas disponíveis – e suporte para iOS 4.

As novidades desta semana giraram, principalmente, em torno do iPhone 4 – como não poderia deixar de ser. No entanto, não deixe de conferir a 17ª edição do nosso “Por dentro da maçã” e descubra se mais novidades terão aparecido até lá!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.