(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Como você já deve ter lido aqui no Tecmundo, alguns acidentes no mínimo estranhos envolvendo iPhones foram relatados — e o caso mais grave é o da chinesa Ma Ailun, que morreu ao atender o seu smartphone por conta de uma corrente elétrica. Para investigar esses casos, a companhia realizou uma pesquisa envolvendo também iPads e iPods.

De acordo com os resultados alcançados pela Apple, ficou constatado que a maioria dos carregadores falsos ou fabricados por outras empresas causam algum tipo de problema aos seus aparelhos, o que pode fazer com que eles eletrocutem alguém ou “apenas” explodam enquanto estão sendo carregados — e é lógico que isso é algo bem grave.

Uma solução preventiva a caminho

Para evitar que novos problemas do gênero aconteçam, a Apple vai começar um programa de troca. A iniciativa é bem simples: basta que você leve o seu carregador atual até uma loja da companhia ou revendedora autorizada e o componente vai ser jogado fora da maneira correta. Além disso, você pode adquirir um novo e original por apenas US$ 10 (ou cerca de R$ 20, sem impostos).

Apesar disso, a empresa da Maçã não vai analisar o seu carregador, já que a medida é preventiva e voltada para quem está preocupado — e o programa vai ser iniciado no dia 16 de agosto, começando pela China. Pelo comunicado da Apple, é provável que a troca seja feita em outros países também, mas não há informações concretas sobre a data de inicio para que isso aconteça.

Cupons de desconto TecMundo: