Como apps de terceiros estão superando os nativos do iOS

1 min de leitura
Imagem de: Como apps de terceiros estão superando os nativos do iOS

Quando foi lançado, o iOS trazia uma série de aplicativos e funcionalidades que foram considerados uma revolução para os smartphones. Como todo sistema operacional lançado há pouco tempo, a quantidade de apps disponíveis para os aparelhos da Apple era bem reduzida, obrigando os donos de iPhones e iPods a utilizar as ferramentas nativas do SO.

Com o passar do tempo, os apps terceirizados para o iOS foram crescendo e ganhando espaço nos aparelhos da Apple, e a culpa disso ter acontecido é, em grande parte, da própria empresa da Maçã.

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Como assim, a culpa é da Apple?

Desenvolver aplicativos para smartphones é a atividade preferida de muitos programadores (amadores ou profissionais). Por isso, mesmo que haja uma versão do app disponível para download, os desenvolvedores estão sempre pensando em meios de melhorar as funcionalidades oferecidas ou incluir novas ferramentas.

Criar versões de atualização e melhorias nas aplicações é sempre muito importante, pois é uma forma de mostrar que a equipe responsável está sempre buscando uma forma de facilitar o trabalho das pessoas que utilizam o app.

E foi justamente nisso que a Apple teve problemas. Desde que o iOS foi lançado, os apps nativos receberam pouca ou nenhuma atualização em suas funcionalidades. Dessa forma, não é de estranhar que as ferramentas de terceiros tenham se tornado as preferidas de muitos donos de iPhones, iPods e iPads.

Terceiros x nativos

Uma das ferramentas nativas do iOS que deixou de ser a preferida foi o navegador Safari. Com o lançamento do Google Chrome para smartphones, o browser da Maçã foi ficando cada vez mais para trás e já não é o mais utilizado.

O mesmo aconteceu com o app do YouTube. Com tantas ferramentas terceirizadas melhores para executar a mesma tarefa, o aplicativo-padrão do iOS perdeu o primeiro lugar há algum tempo.

Além da falta de atualizações, a Apple também teve sérios problemas com o lançamento de novas ferramentas. Foi o caso do Apple Maps, o app de mapas mais criticado dos últimos tempos. As terríveis falhas do aplicativo viraram motivo de piada por toda a internet e renderam um pedido de desculpas da empresa da Maçã.

São as pequenas falhas e a falta de atualizações que fazem com que o público acabe preferindo os apps desenvolvidos por empresas terceirizadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.