Ações da TomTom saltam após acordo com Apple

1 min de leitura
Imagem de: Ações da TomTom saltam após acordo com Apple

Reuters. Por Sara Webb - A fabricante de sistemas de navegação para veículos TomTom acertou um acordo para licenciar seus mapas para a Apple, buscando atender à demanda por software barato ou gratuito de navegação para smartphones e tablets.

O acordo fazia as ações da companhia holandesa, que acumularam desvalorização de 40 por cento no ano passado, saltarem 15 por cento nesta terça-feira.

Na segunda-feira, a Apple revelou seu próprio serviço de mapas para dispositivos móveis e anunciou melhorias no mecanismo do assistente de voz Siri, engrossando a rivalidade contra o Google.

"O acordo entre a TomTom e a Apple é um grande impulso para a TomTom dadas as ambições da empresa... e a força da marca da Apple e sua enorme e crescente base instalada", disse a SNS Securities em relatório.

Entretanto, a SNS informou que é difícil definir um valor para o acordo para a TomTom já que a companhia holandesa vai depender grandemente de receita de publicidade e de alguma possível taxa nominal por mapa.

A TomTom não informou detalhes sobre o acordo com a Apple. A companhia enfrenta intensa competição sobre o mercado de dispositivos pessoais de navegação, em um momento em que os usuários optam cada vez mais por softwares baratos ou gratuitos, bem como por dispositivos como celulares inteligentes ou computadores tablet.

A TomTom afirma que cobre mais de 200 países e territórios e que seus mapas cobrem mais de 35 milhões de quilômetros no mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.