Apple TV e modelos recentes do iPad 2 possuem versão de 32 nanômetros do chip A5

1 min de leitura
Imagem de: Apple TV e modelos recentes do iPad 2 possuem versão de 32 nanômetros do chip A5

(Fonte da imagem: Reprodução/Chipworks)

Embora a Apple tenha afirmado que a versão mais recente da Apple TV possui uma CPU com somente um núcleo de processamento, isso não é essencialmente verdade. O site Chipworks desmontou o aparelho e descobriu que o chip do produto é o APL2498, uma versão do processador A5 fabricado em um processo de 32 nanômetros, desenvolvido para poupar o máximo possível de bateria.

O chip é exatamente o mesmo que equipa os modelos mais recentes do iPad 2, tablet que sofreu uma redução de preço há pouco tempo. Embora não haja dados concretos sobre a economia de energia proporcionada pelo hardware ligeiramente modificado, estima-se que seu processo de fabricação custe 40% menos para a Apple do que a versão anterior.

Embora a nova Apple TV realmente possua uma CPU dual-core, os aplicativos disponíveis atualmente só tiram proveito de um dos núcleos de processamento. Tal situação é bastante comum na indústria de aparelhos eletrônicos, em que certos recursos de um chip são desabilitados para que uma empresa possa vendê-lo como sendo um modelo pertencente a uma linha considerada inferior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.