Apple compra o popular serviço Workflow e o deixa grátis na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Apple compra o popular serviço Workflow e o deixa grátis na App Store

A Apple finalizou uma aquisição bastante interessante na área mobile. A partir de agora, a empresa é dona do aplicativo Workflow, uma popular ferramenta que automatiza processos no iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Basicamente, o Workflow é um app que permite a você configurar atalhos de ações que envolvam mais de um aplicativo. Assim, você tem acesso a funções mais complexas no seu aparelho usando apenas um toque em um botão da tela.

Isso significa que você pode criar ações que envolvam twittar uma foto que você acabou de salvar, criar PDFs de uma página no navegador, fazer uma ligação para um contato específico e muitas outras possibilidades — dependendo da sua necessidade e dos apps que estejam instalados no aparelho.

E os fãs do app não precisam se preocupar por enquanto: o Workflow continua funcionando normalmente no iOS — e ainda se tornou gratuito na App Store para que mais pessoas conheçam a ferramenta.

Futuro promissor

O app ganhou popularidade ao longo dos anos e recebeu alguns investimentos para se manter vivo e com atualizações. Ele foi criado por uma equipe pequena e sem grandes pretensões, que inclui até um ex-jailbreaker chamado Ari Weinstein. Pela funcionalidade e praticidade, é possível que algumas tecnologias e funções do serviço sejam incorporadas no futuro à interface e, quem sabe, até aproveitadas em futuras versões do iOS.

É possível que algumas tecnologias e funções do serviço sejam incorporadas no futuro

A Apple não costuma fazer declarações longas a respeito das várias aquisições de empresas menores que acontecem todos os anos, mas abriu uma exceção neste caso. "O Workflow foi selecionado para um Apple Design Award em 2015 pelo seu uso incrível das ferramentas de acessibilidade do iOS, em particular a incrível implementação do VoiceOver com itens muito bem organizados (...), fazendo o app útil e rapidamente acessível para aqueles que são deficientes visuais ou com baixa visão", diz o comunicado.

A equipe do Workflow também comentou a negociação, que não teve os valores divulgados. "Estamos empolgados em nos juntar à Apple. Trabalhamos próximos dela desde o começo, do pontapé da nossa companhia como estudantes indo na WWDC para desenvolver e lançar o Workflow, e ver o sucesso incrível dele na App Store. Mal podemos esperar para levar isso ao próximo nível na Apple e contribuir para produtos que tocam pessoas ao redor do mundo", explica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.