Apple pede desculpas por 'boom' de spam no Calendário do iCloud

2 min de leitura
Imagem de: Apple pede desculpas por 'boom' de spam no Calendário do iCloud
Imagem: Apple

Usuários do macOS e do iOS estão recebendo mais e mais spam em seus calendários do iCloud. Os spammers estão enviando convites para os mais bizarros eventos através do sistema da Maçã na expectativa de que alguém confirme presença e clique nos links suspeitos que chegam junto com outros detalhes. O pior de tudo é que não existe nenhuma forma de bloquear de vez o recebimento desses convites, e as notificações disso estão deixando as pessoas bem irritadas.

Nós pedimos desculpas pelo fato de alguns de nossos usuários estarem recebendo spam em seus calendários

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tanto é que um porta-voz da Apple emitiu uma nota ao iMore dizendo que a empresa sente muito pelo ocorrido e que está tentando resolver a situação. “Nós pedimos desculpas pelo fato de alguns de nossos usuários estarem recebendo spam em seus calendários. Estamos trabalhando ativamente para resolver esse problema através de identificação e bloqueio de usuários suspeitos e de spam no tráfego de convites”, disse o texto.

Contudo, o iMore recebeu essa declaração pelo iMessage e, por isso, não tem conseguido muita confiança. Apesar de o site ter recebido a mensagem de um porta-voz da empresa, ela não foi uma declaração oficial realmente pública sobre o assunto. Também não há nenhum prazo para eliminar os spammers ou alguma informação sobre a possibilidade de atualizar o Calendário do iCloud para permitir o bloqueio de usuários específicos, como esses que enviam spam.

Não há o que fazer?

Usuários dos sistemas da Apple recebendo spam no calendário não é algo novo; isso vem acontecendo há anos. Contudo, nesse período de Black Friday, houve um aumento monstruoso no tráfego de convites falsos tentando enganar os desavisados, um verdadeiro “boom”. Quem realmente não usa o Calendário, pode simplesmente desativar as notificações e deixar os spams se acumularem por lá. Mas quem usa a ferramenta de fato está sendo muito incomodada.

Isso porque recusar os convites só mostra ao bot que envia os spams que o seu endereço está ativo. Com isso, ele pode focar seus esforços em você e mandar cada vez mais spam. Ou seja, recusar os convites só piora as coisas. Se a pessoa simplesmente ignorar, ela pode “passar despercebida”.

Não existe uma ferramenta oficial nos apps da Apple para bloquear o recebimento desses convites indesejados. Usuários reclamam que algo nessa linha deveria ter sido implantado há anos. Contudo, existe uma forma de minimizar o problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.