Apple registra patente para smartphone dobrável

1 min de leitura
Imagem de: Apple registra patente para smartphone dobrável

A Apple conseguiu recentemente o registro de uma nova patente bem interessante. Basicamente, o documento dá à Maçã o direito exclusivo de criar aparelhos eletrônicos, tais como smartphones, que possam ser dobrados sem que quebrem, mesmo sob pressão. Isso não é exatamente uma novidade, uma vez que Samsung e outras marcas já fizeram registros similares.

Usar estruturas feitas de nanotubos de carbono na articulação

O que a Apple tem de exclusivo nisso é a possibilidade de usar estruturas feitas de nanotubos de carbono na articulação. O material seria muito resistente e, mesmo assim, maleável. Nesse caso, a empresa preveniria que seus eventuais dispositivos dobráveis ficassem gastos ou quebrassem de uma vez com o uso diário.

Esses nanotubos de carbono têm sido utilizados em várias pesquisas nos mais variados setores da tecnologia. Existem inclusive estudos sobre o uso desse material na construção de baterias, que poderiam durar muito mais do que as atuais, presentes em smartphones e tablets.

Ligação atômica

A Apple, entretanto, está interessada nisso pelo fato de a ligação entre os átomos de carbono — quando nessa estrutura de nanotubos — ser especialmente forte, o que garante a durabilidade do material. Entretanto, não é possível supor que a fabricante já esteja preparando um novo iPhone dobrável para um futuro próximo, uma vez que vários componentes eletrônicos precisam ser adaptados para tal funcionalidade. Pulseiras de smartwatches ou outros vestíveis, entretanto, poderiam aproveitar esse material antes do esperado.

Vale ressaltar que a Apple e outras empresas já conseguiram registros de patentes para aparelhos que seguem mais ou menos esse estilo, mas nunca lançaram produtos comerciais no mercado. Portanto, é melhor não se animar muito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.