A TrendMicro emitiu um alerta nesta quinta-feira (14) sobre os problemas de segurança do QuickTime para Windows, informando inclusive que os usuários do software devem removê-lo com urgência de suas máquinas.

Segundo consta na postagem do blog, a sugestão de desinstalação é da própria Apple, que não pretende mais atualizar o aplicativo para os sistemas da Microsoft. Detalhe: o programa para OS X ainda receberá updates e novidades.

Todavia, o maior problema não é a falta de atualizações, mas duas vulnerabilidades críticas que afetam o aplicativo. Até o momento, não há relatos de abusos dessas falhas, mas as chances de isso acontecer daqui para frente são grandes, agora que tais erros foram revelados.

As falhas de segurança reportadas pela própria TrendMicro são graves, uma vez que usuários mal-intencionados podem se aproveitar de brechas no programa para executar códigos remotamente. Com esse tipo de permissão, criminosos podem baixar programas da web na sua máquina e até rodar aplicações para roubar dados e causar outros tipos de danos.

Mesmo usuários que tenham antivírus instalado (como o próprio programa da TrendMicro que já corrige essas falhas) ainda devem seguir o conselho de desinstalar o software (confira o tutorial da Apple), pois o aplicativo não receberá qualquer atualização por parte da Apple, o que pode significar que outros problemas desconhecidos podem afetar sua segurança.

Foram bons anos com o QuickTime. Fica agora apenas a saudade.

Você costuma usar os aplicativos da Apple no Windows? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: