A Apple anunciou nesta segunda-feira (21) um novo kit de desenvolvimento e pesquisa para aplicativos médicos. Trata-se do CareKit, uma plataforma que vai ajudar pacientes que precisam de acompanhamento médico direto e constante coleta e envio de dados para médicos e familiares.

Em parceria com dispositivos com o o Apple Watch e outros sistemas de saúde da empresa, o CareKit pode dar vida a serviços completos de acompanhamento médico. O exemplo citado no evento foi um aplicativo que ajuda pacientes com mal de Parkinson a acompanhar a efetividade dos medicamentos tomados, além das melhorias causadas por exercícios e dieta. O Texas Medical Center já fez uma lista de afazeres usando o CareKit para pacientes em pós-operatório, com o app ajudando a detectar sintomas, mudanças bruscas de temperatura e até a coordenação motora por meio do acelerômetro.

A novidade foi anunciada depois que a Apple percebeu que seu ResearchKit, anunciado em 2015, tinha potencial na área médica. Um exemplo? O maior estudo do mal de Parkinson já realizado foi feito graças à plataforma.

A plataforma CareKit será de código aberto, o que possibilitará a criação e a alteração de diferentes aplicativos da área. Ela será disponibilizada a partir de abril de 2016 para desenvolvedores.

Você usa os serviços de saúde disponibilizados pela Apple? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: