20 anos atrás, as primeiras versões do Mac OS podiam até ser extremamente poderosas. Mas hoje o sistema operacional é tão leve, em comparação com os atuais, que é possível fazê-lo rodar em praticamente qualquer dispositivo eletrônico; principalmente se falamos de aparelhos inteligentes como celulares, tablets ou smartwatches.

Você duvida? Então basta conferir o vídeo acima para ver como isso é verdade. O registro, feito pelo desenvolvedor Nick Lee, mostra nada menos do que um Apple Watch rodando o Mac OS 7.5.5 – com direito à telinha de boas-vindas que traz a antiquíssima logo do sistema.

A logo clássica do Mac OS, na época do sistema emulado por Lee

Segundo as informações na descrição do vídeo, Lee portou a velha versão do Mac OS para o relógio da Apple (este rodando o update watchOS 2.0) com ajuda do emulador Mini vMac. É claro que seu funcionamento na telinha é precário, para dizer o mínimo: convenhamos que mal é possível ler as informações mostradas; quem dirá então clicar em algo com precisão. Mesmo assim, o que vale é que o sistema funcionou no smartwatch.

Cupons de desconto TecMundo: