Chefe do Apple Music diz que escolher música 'é difícil para mulheres'

1 min de leitura
Imagem de: Chefe do Apple Music diz que escolher música 'é difícil para mulheres'
Imagem: iDownload Blog

Chefe e um dos idealizadores do Apple Music, Jimmy Iovine esteve em um programa matinal na rede de TV americana CBS e fez alguns comentários bastante infelizes. Ele foi convidado pelo canal para falar sobre um anúncio do serviço de streaming que trazia três mulheres comentando sobre as playlists disponíveis para assinantes.

Elas diziam no vídeo: “É como se você tivesse um namorado que faz mixtapes para você no seu notebook”. No programa matinal, Iovine foi perguntado sobre qual seria o ideal por traz daquele anúncio e por que ele estaria focado em mulheres.

“Eu sempre soube que, às vezes, mulheres acham bem difícil — algumas mulheres — escolher música para ouvir. E isso fica fácil com as playlists, curadas por pessoas de verdade. Elas não são feitas só por algoritmos. São feitas por algoritmos, mas com um toque humano”, disse Iovine.

Não satisfeito, ele ainda continuou tentando se explicar ainda mais. “Eu acabo de pensar em uma situação problemática: garotas estão sentadas por aí falando sobre garotos. Ou reclamando de garotos! Elas precisam de música para isso, certo? É difícil encontrar a música certa. Nem todo mundo conhece um DJ!”.

Desculpas?

Depois de uma onda de críticas sobre seus comentários, que praticamente implicavam que mulheres não tinham capacidade para a simples tarefa de escolher músicas em um serviço de streaming, Iovine publicou um pedido de desculpas através do BuzzFeed.

Nós criamos o Apple Music para tonar a busca pela música certa algo fácil para todo mundo — homens e mulheres, jovens e adultos. Nosso novo comercial foca em mulheres, o que é a razão pela qual eu respondi daquela forma, mas claro que o mesmo se aplica a homens também. Eu poderia ter escolhido minhas palavras melhor e peço desculpas por isso.

Você acha que Jimmy Iovine deveria fazer um pedido de desculpas mais contundente sobre seus comentários machistas?  Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.