Não há mais nada grátis na App Store. Calma, não entre em pânico: isso não significa que a Apple passará a cobrar por todo e qualquer aplicativo na loja virtual. A empresa somente mudou o nome do botão de download e instalação de jogos e ferramentas em geral, substituindo o "Grátis" (ou "Free", na versão original em inglês) para "Obter" (ou "Get").

A alteração ocorreu tanto na App Store do iOS quanto no Mac. Em alguns dispositivos e seções a palavra "Grátis" permanece, mas as alterações devem ser realizadas em breve.

A mudança parece irrelevante e foi feita sem qualquer alarde, mas há uma provável explicação séria para o ocorrido: ela serve para deixar claro que os aplicativos free-to-play ou com microtransações não são completamente gratuitos, eliminando qualquer possibilidade de enganar o consumidor. Comissões de países europeus pressionavam bastante a Apple a deixar ainda mais claro quais serviços podem cobrar algum adicional.

A medida faz parte ainda de uma série de novidades anunciadas com o iOS 8 que devem evitar ou reduzir pagamentos acidentais dentros de jogos, especialmente quando o aparelho está nas mãos de crianças. A mesma comissão já pressionou também a Google, que ainda exibe os apps free-to-play do Android com o botão "Gratuito", apesar de possui uma categoria de "Apps mais rentáveis" no ranking, indicando a existência de microtransações.

Cupons de desconto TecMundo: