Em um evento organizado na noite de ontem (20), a AOC anunciou o lançamento oficial de três dispositivos da família EVO, linha de computadores all-in-one equipados com o sistema operacional Android.

Por mais que a ideia de utilizar no seu desktop um SO voltado para dispositivos móveis pareça estranha, a empresa está confiante no sucesso de seus produtos e afirma estar preparando uma estratégia agressiva para voltar à liderança desse mercado.

De acordo com Elcio Hardt, gerente de produto da AOC, a linha EVO tem crianças e seus pais como público-alvo. “São pessoas que buscam diversão e informação numa tela grande, de qualidade, mas sem se preocupar com complexas configurações, ajustes e instalações. Isso, só o EVO com Android entrega”, explica o executivo.

A empresa identificou que o sistema operacional Android está presente em 95% dos tablets e 77% dos smartphones utilizados no Brasil, e foi é dessa constatação que nasceu a ideia de usar o SO em uma central de entretenimento fixa. “Se o seu celular e tablet são Android, por que o computador da sua casa não pode ser também?”, questiona Hardt.

Uma ideia peculiar, mas que pode dar certo

Na prática, os aparelhos da série EVO não apresentam um design realmente inovador, mas podem ser considerados atraentes e elegantes. Como comentamos anteriormente, a família é composta por três dispositivos diferentes: o A207PWH BK, A207PWH WW (que são o mesmo produto, de 19,5 polegadas, mas respectivamente nas cores preta e branca) e o A207PWH TN (edição com tela maior e sensível ao toque, de 21,5 polegadas, exclusivamente na cor branca). Excetuando por esse detalhe no display, a configuração de hardware dos três aparelhos é a mesma:

  • Processador dual core de 1,5 GHz
  • 1 GB de memória RAM
  • 8 GB de armazenamento interno em eMMC
  • Webcam integrada com 720p de resolução
  • Microfone integrado
  • Entrada para cartões SD de até 32 GB
  • 4 conexões USB, uma entrada HDMI e uma entrada VGA
  • Sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean

Como você pode conferir, são especificações medianas e semelhante a de muitos smartphones e tablets disponíveis no mercado. Em relação a versão do Android, Hardt afirma que há intenção de atualizar o aparelho para a edição 4.4 KitKat do SO, prometendo esse update ainda para o ano de 2014.

Uma característica interessante da linha EVO é o fato de que o teclado incluso no pacote é feito especialmente para o sistema operacional da Google, com teclas específicas para navegação (botão Home, Voltar e Pesquisar). Os aparelhos saem de fábrica com a Kingsoft Office, suíte de apps de produtividade que substituem (de forma básica, obviamente) o clássico pacote Microsoft Office.

Outro detalhe bacana da nova linha é a possibilidade de utilizar seus displays como um monitor convencional para outro computador, um video game ou aparelho de DVD/Blu-ray, visto que eles são equipados com conexões VGA e HDMI. Além disso, graças às furações no padrão VESA, é possível facilmente fixar os membros da família EVO em um suporte de parede.

Os produtos devem chegar ao varejo já no início do mês que vem; as versões de 19,5 polegadas custarão R$ 899, enquanto a edição com 21,5 polegadas e touchscreen tem o preço sugerido de R$ 1,2 mil.

Cupons de desconto TecMundo: