AOC abre as portas de sua fábrica e destaca lançamentos de 2014

3 min de leitura
Imagem de: AOC abre as portas de sua fábrica e destaca lançamentos de 2014

A Admiral Overseas Corporation, mais conhecida pela sigla AOC, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (21) com o intuito de destacar à mídia especializada seus principais lançamentos para o ano de 2014.

O evento ocorreu na segunda fábrica da companhia instalada no território brasileiro, localizada no município de Jundiaí (SP). A segunda linha de produção, que cuida exclusivamente de aparelhos televisores da empresa, localiza-se em Manaus (capital do Amazonas).

Eduardo Brunoro, country manager da marca para o Brasil, foi o responsável por iniciar o evento e comentar rapidamente sobre as principais características da companhia. Sendo integrante do grupo TPV Technology, a AOC foi fundada em 1934 e atualmente é considerada a maior fabricante de painéis LCD e LED do mundo.

Eduardo Brunoro, executivo responsável pelas ações da AOC no Brasil

Tendo se estabelecido no Brasil em 1997, a empresa recentemente assumiu as divisões globais de TVs e monitores da Philips, além de abrir sua infraestrutura para fabricar produtos de diversas OEMs bastante conhecidas pelo público (como Lenovo e HP).

Na fábrica de Jundiaí (inaugurada em 2008), a empresa produz toda a sua linha de displays, tablets, PCs all-in-one e monitores profissionais (vendidos diretamente para clientes corporativos sob encomenda). De acordo com Brunoro, o índice de falha em campo dos monitores ali fabricados é de apenas 1%, estatística que é ressaltada com orgulho pelos executivos da marca.

EVO Android, um dos principais lançamentos da empresa para 2014

Como os produtos são feitos?

A fábrica que visitamos possui 147 mil m² de área total, comportando mais de 700 funcionários. A capacidade mensal de produção é de 200 mil monitores, 18 mil computadores all-in-one, 32 mil tablets e 4 mil monitores corporativos. O processo de fabricação se inicia nas três linhas de montagem SMT, nas quais máquinas especiais realizam a montagem automática dos primeiros componentes de uma placa.

Tais chips ficam armazenados em um setor conhecido como estoque temporário, sendo posteriormente transferidas para as primeiras mãos humanas da fábrica. Aqui, operárias prosseguem com a montagem do produto de forma manual, adicionando pequenas peças que demandam maior cuidado e previsão. É interessante notar que essa etapa é feita majoritariamente por mulheres, que possuem mãos menores para lidar com os componentes diminutos e maior capacidade de concentração.

O próximo passo é submeter as placas ao forno, responsável por soldar de forma automática os componentes recém-inseridos no chip em questão. Após passar por uma breve refrigeração, as peças são enviadas para uma equipe que confere se tudo está no lugar e realiza os primeiros testes elétricos.

As outras três linhas de montagem são as de inserção manual, e é nelas que o resto da equipe realiza a montagem completa do produto fabricado. Os displays, que são importados, se juntam às carcaças já prontas e começam a dar vida aos monitores, tablets e computadores da companhia. Depois de outra etapa de testes, os produtos são devidamente embalados e separados por diferentes lotes.

Mas ainda não acabou! Há ainda a equipe responsável pelo chamado out of box audity, que consiste na abertura de uma amostragem de cada lote para conferência final da qualidade do produto. O funcionário testa todas as funcionalidades e, caso encontre algum erro grave, todas as linhas de produção são paralisadas para uma inspeção minuciosa do resto do lote.

O portfolio da marca para 2014

Entre as novidades que a AOC está trazendo para as gôndolas brasileiras em 2014, destaca-se o EVO Android, computador all-in-one equipado com o sistema operacional da Google. Chegando às lojas no mês de julho, o produto conta com um processador dual core de 1,5 GHz e será comercializado em duas versões distintas (uma com tela HD de 19,5 polegadas e outra com display Full HD de 21,5 polegadas).

A companhia também destacou a série EVO LED (aparelhos all-in-one convencionais com Windows 8.1 ou Linux) e o novo monitor modelo SmartTouch, que não é multitoque, mas possui uma tecnologia própria que consegue espelhar certos gestos feitos na tela (sendo possível então fazer movimentos como o clássico pinch-to-zoom).

Outro produto que nos chamou a atenção foi o E1649FWU, modelo de monitor feito especialmente para ser uma “segunda tela” do usuário. Ele dispensa a necessidade de estar conectado em uma fonte de energia, tendo apenas uma conexão USB que deve ser plugada diretamente no notebook ou gabinete de seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.