Review: monitor AOC USB LED E1649Fwu

9 min de leitura
Imagem de: Review: monitor AOC USB LED E1649Fwu

Você costuma viajar muito e carregar seu notebook junto? O seu trabalho exige que sejam mantidas várias janelas abertas? Pensando nesse perfil de clientes, a AOC desenvolveu o monitor USB LED E1649Fwu.

A proposta deste aparelho é servir como um display portátil, permitindo que você sempre tenha uma tela adicional para conectar ao seu laptop, proporcionando assim uma melhor experiência na hora de trabalhar ou se divertir.

Para tanto, o grande diferencial deste produto é o fato de ele se conectar à máquina por meio de cabos USB, pretendendo assim promover uma interação descomplicada entre você, o computador e o monitor. Isso mesmo: esqueça aquele emaranhado de fios de alimentação, RGB ou HDMI. Basta ligar um cabo entre o AOC USB LED E1649Fwu e o notebook, e pronto.

É válido salientar que o equipamento também pode operar em conjunto com qualquer computador de mesa, tendo como requerimento o uso do sistema operacional Windows ou Mac OS X. Mas será que este produto supre as necessidades de qualquer pessoa? Ele tem um bom custo-benefício? Confira a seguir nossa análise e descubra as respostas para tais perguntas.

Especificações Técnicas

Material simples, mas visual bacana

Toda a estrutura externa do AOC USB LED E1649Fwu é feita de plástico na cor conhecida como “black piano” — uma tonalidade de preto brilhante. O seu design conta com traços que seguem as linhas tradicionais de monitores, com cantos arredondados e parte traseira curva — onde se encontram o suporte de inclinação e a entrada micro USB.

Essa combinação de características dá ao aparelho um visual discreto e moderno. É verdade que a sua carcaça fica facilmente marcada com a oleosidade natural da nossa pele, deixando aquelas convencionais marcas de dedo, mas não podemos considerar isso um grande problema. Isso porque o dispositivo não será manipulado com a mesma frequência que um celular, por exemplo.

Quanto aos detalhes de acabamento, não temos do que reclamar. Não percebemos nenhuma rebarba ou fissura que afete a aparência do produto. Sem dúvida, a AOC deu a devida atenção para a confecção do USB LED E1649Fwu.

Deitado ou de pé?

Mas não é exatamente a beleza que mais chama atenção neste equipamento. A sua maior peculiaridade fica por conta da possibilidade de ele ser usado tanto na horizontal quanto na vertical, permitindo que você o adapte ao tipo de conteúdo que esteja usufruindo.

Para isso, como já mencionamos, na parte traseira do AOC USB LED E1649Fwu existe um suporte de apoio. Esse mecanismo é ajustável, possibilitando que o monitor fique “deitado” ou “de pé” e ainda tenha algumas opções de inclinação em ambas as posições.

Aqui, o que não nos agradou foi a dificuldade para movimentar tal peça. Ela não possui qualquer botão ou trava, sendo movida unicamente com a aplicação de força — em determinados momentos, tivemos medo que o suporte fosse quebrado.

Para complementar tal funcionalidade física, o AOC USB LED E1649Fwu possui também um recurso de software com o intuito de tornar seu uso ainda mais facilitado; trata-se do Auto Pivot. Essa função promove a rotação automática do direcionamento de imagem de acordo com a posição na qual o monitor se encontra. Em outras palavras, você muda a posição do monitor e a Área de trabalho é rotacionada de imediato e sozinha.

Mão na roda

No começo deste texto, dissemos que a proposta da AOC com o USB LED E1649Fwu era oferecer uma opção de monitor portátil para quem se desloca constantemente. Pois bem, nesse sentido o produto não é perfeito, mas também não podemos dizer que ele deixa a desejar.

Tendo aproximadamente 23 centímetros de altura, 37 centímetros de largura e 3,5 centímetros de espessura, o aparelho pesa um pouco mais de 1 kg e pode ser facilmente carregado em qualquer mala ou mochila, e até em algumas bolsas. Se ele fosse mais fino, até poderia ser confundido com um tablet.

Mas não é apenas a facilidade de transporte que faz do AOC USB LED E1649Fwu uma mão na roda para qualquer pessoa. O dispositivo possui ainda uma instalação descomplicada. O CD com os seus drivers o acompanham, e quando aberto disponibiliza o arquivo de instalação com um clique. Em poucos minutos, o monitor está pronto para ser conectado ao seu notebook ou PC.

E o próximo passo também não deve ser motivo de preocupação. Tudo o que você precisa fazer é conectar o cabo do AOC USB LED E1649Fwu na sua saída micro USB e ligar a outra ponta em uma porta USB do computador ou em duas portas em laptops. Feito isso, o display é alimentado e começa a atuar como uma extensão da tela principal.

A tela, o centro das atenções

Enfim, chegamos ao ponto mais crítico da nossa análise e o centro das atenções de qualquer monitor: a tela. Em poucas palavras, concluímos que o AOC USB LED E1649Fwu é um produto funcional, mas que tem suas limitações e pode frustrar os consumidores mais exigentes ou com grandes expectativas.

Durante nossos testes, reservamos um tempo somente para reproduzir as tarefas mais comuns em nosso dia a dia, sem testes técnicos nesse momento, visando ter uma percepção mais genérica do desempenho deste monitor.

No final, achamos a exibição de cores do produto bem limitada e pudemos perceber muito reflexo de luzes naturais e artificiais. Além disso, a sua iluminação ficou um pouco abaixo do que esperávamos, promovendo imagens “sem vida”, escuras e que muitas vezes eram difíceis de serem vistas devido à incidência de iluminação externa.

A sua resolução de imagem também não é das melhores: 1366x768 pixels. Isso pode não afetar tanto quem utilizá-lo com notebooks, que oferecem configurações geralmente nessa faixa de qualidade. Porém, aqueles que o usarem no PC com um monitor maior e que possua grande resolução podem encarar situações relativamente incômodas.

A diferença de resoluções entre o monitor principal e o dispositivo USB da AOC pode fazer com que a transição entre um e outro seja comprometida. No nosso caso, a tela maior ficou com um trecho de aproximadamente 8 centímetros na sua parte inferior, na qual o cursor do mouse não passava para o display adicional. Para solucionar isso, a única forma é deixar ambos os displays com a mesma configuração, mas em teoria estaríamos deixando de aproveitar da melhor qualidade do monitor principal.

Por fim, sentimos falta de opções de configuração. O AOC USB LED E1649Fwu não conta com os tradicionais botões que possibilitam os ajustes de contraste, brilho, cor e demais características de reprodução. Isso também não está disponível por meio de software. O aplicativo que é instalado com os drivers serve apenas para controlar a rotação e o modo de atuação do monitor — se ele funcionará como uma extensão ou espelho da tela principal.

Testes de desempenho

Contraste

Obviamente, não nos atemos somente a essas percepções e efetuamos testes técnicos utilizando basicamente o site Lagom LCD Test. O primeiro item avaliado foi o contraste de imagem. Nessa averiguação, os retângulos à esquerda e mais escuros deveriam continuar visíveis, e os da direita não deveriam se “misturar” uns com os outros no final.

A possibilidade de se diferenciar (ou não) com facilidade todos os elementos na escala de cores mostra a qualidade do monitor. O AOC USB LED E1649Fwu obteve um resultado satisfatório, deixando claro que as taxas de contraste proporcionadas são adequadas para oferecer uma boa qualidade de imagem.

Nitidez

O teste seguinte foi o de nitidez. Para saber se tal diretriz está configurada corretamente, você deve olhar a imagem abaixo de uma distância razoável. Ela deve ficar parecendo um simples retângulo cinza, sem que seja possível identificar as linhas horizontais e verticais. Aqui, o AOC USB LED E1649Fwu não foi muito bem. Mesmo nos afastando cerca de 4 metros, ainda era possível ver características que indicam uma baixa nitidez, conforme explicitado pelo Lagom LCD Test.

Gradiente

Na sequência, passamos a averiguar a capacidade do AOC USB LED E1649Fwu em relação a gradientes de cinza. As duas faixas que vão do branco ao preto exibidas no teste deveriam permanecer suaves e sem qualquer marcação (bandas, linhas ou cores) ou ruído. Novamente, o monitor analisado mostrou um desempenho abaixo do desejado. Foi possível ver claramente linhas que segmentam as faixas tanto em sua parte mais clara quanto na mais escura.

Tempo de resposta

Outro aspecto importante para um produto desse gênero é o tempo de resposta. No teste realizado, uma tabela de A a H mostrava uma série de pixels que foram ligados e desligados continuamente a uma frequência de 10 Hz. O ideal é que os quadrados permanecessem como se fossem uma imagem estática, assim como estavam antes de o teste ser iniciado.

Porém, visualizamos que alguns desses quadrados apresentaram atraso na reprodução dos pixels e pareciam piscar. Contudo, foram apenas alguns deles, o que é aceitável para monitores com nível intermediário de tempo de resposta, que no caso do AOC USB LED E1649Fwu é de 16 ms.

Ângulo de visão

Além disso, averiguamos o potencial da angulação de visão do equipamento da AOC. O Lagom LCD Test disponibiliza algumas imagens com determinadas cores e padrões que se distorcem dependendo do ângulo em que você olha para o monitor.

Na direção que mais importa, a horizontal, a performance deste modelo foi boa. Nos movimentamos bastante para os lados e a imagem demorou para ser distorcida. Contudo, na vertical o desempenho foi bem menos eficiente e bastou elevar um pouco o ângulo de visão para que o conteúdo apresentado fosse comprometido.

Nível de preto e saturação de branco

Para finalizar, executamos um teste que não costumamos realizar, pois em sua maioria os monitores possuem funções de regulação de cores, brilho e contraste. Mas, como no caso do AOC USB LED E1649Fwu isso não existe, verificamos o nível de preto e a saturação de branco. Ambos não estão nas mais adequadas configurações, mas também não estão tão fora do que é aceitável.

O nível de preto apresentou uma situação um pouco pior, sendo que vários quadrados não podiam ser vistos, estando completamente negros, quando deveriam apresentar diferentes tons de cinza. A saturação de branco estava quase em uma configuração ótima. Apenas um quadrado acabou se tornando “invisível” quando não deveria — o penúltimo de baixo para cima e da direita para a esquerda.

Vale a pena?

O AOC USB LED E1649Fwu provou ser um aparelho funcional e que está dentro daquilo que foi proposto pela fabricante, ou seja, ser um monitor com praticidade de uso e de transporte. Os pontos “extras” ficam por conta da possibilidade de usá-lo na horizontal ou na vertical e a presença de um visual bacana.

Ele pode ser encontrado em lojas confiáveis de e-commerce, segundo pesquisas que realizamos no dia 11 de setembro de 2014, por preços que variam de R$ 285 a R$ 400. Tendo tudo isso em vista, se você costuma viajar e utiliza várias janelas simultaneamente, é válido colocar o AOC USB LED E1649Fwu na lista de possíveis compras — até porque existem poucos produtos similares a ele no mercado nacional.

Em contrapartida, se você procura um monitor adicional com a intenção de usufruir de conteúdos multimídia, como vídeos e filmes, ou de incrementar sua jogatina, este dispositivo não é muito indicado. Isso porque você não conseguirá obter a melhor experiência possível, devido às limitações de desempenho apresentadas pelo modelo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.