O fato de um PC reiniciar sozinho indica a presença de um vírus?

4 min de leitura
Imagem de: O fato de um PC reiniciar sozinho indica a presença de um vírus?

Se o seu computador já reiniciou sozinho alguma vez você provavelmente deve ter pensado: “Ih! Só pode ser vírus!”, todavia, com o artigo de hoje você descobrirá que a causa do reinício automático pode ser bastante variada, ou seja, ela não se restringe somente à contaminação por algum vírus.

Mas quais são estas causas afinal?

De maneira bem geral podemos resumir as causas de reinício em três: um vírus (malware) infectou o seu PC, há um problema com a configuração do seu Windows ou então, alguma peça interna do seu computador (hardware) está com defeito ou fora do lugar.

Caso você esteja muito curioso para saber como desabilitar a função de reinicialização automática do sistema em casos de falha crítica, vá até o final do texto, pois lá tal processo está devidamente explicado. Todavia, é recomendado que você leia o resto do texto antes, para que, dessa forma, você já tenha uma idéia do que causou o seu problema.

As possíveis causas e suas soluções

Malwares

A probabilidade de ser um vírus, no sentido literal da palavra, ser o causador da reinicialização automática é relativamente pequena, pois aqueles que faziam isso já estão meio “fora de moda”. A moda entre os vírus ultimamente é roubar senhas de banco e coisas afins, ou seja, hoje em dia os vírus são mais criminosos do que “sapecas”.

worm

Um problema como “um computador que reinicia sozinho” é causado mais frequentemente por infecção com worms, mais especificamente os worms “Blaster” e “Sasser”. Esse problema costuma ocorrer somente em computadores sem o “Service Pack” do Windows e/ou sem qualquer tipo de firewall instalado.

Solução: passe um antivírus em seu computador e instale um firewall para evitar novos contágios, assim como manter o seu Windows sempre atualizado.

Hardware

A temperatura do seu computador é um fator bastante relevante na hora de se descobrir a razão pela qual o reinício automático acontece.

cooler

Caso o cooler (ventoinha) dele não esteja funcionando adequadamente, a temperatura interna do seu micro aumentará e para evitar danos irrecuperáveis alguns processadores acionam um dispositivo que desliga/reinicia o seu computador.

Geralmente é fácil identificar o funcionamento indevido de um cooler, pois ele passa a fazer mais barulho do que deveria. Se o problema for esse, troque o cooler e tudo deverá ficar bem.

Outro cooler que pode causar o mesmo problema é aquele dentro da fonte de energia do seu computador, pois geralmente ela acaba queimando quando a ventoinha funciona insuficientemente.

Se a fonte queimou provavelmente o seu micro sequer ligará, logo, não pode ser a causa de um reinício automático. Entretanto, pode ser que você tenha dispositivos em seu PC que exijam demais da fonte e a causa do reinício seja o fato de ela não ter a potência necessária para alimentar a todos os dispositivos. Ou seja, compre uma fonte mais potente para resolver o problema.

Às vezes a memória RAM do seu PC pode estar suja ou mal encaixada, fator responsável por muitos dos problemas de reinício encontrados. Para resolver o problema, limpe a memória e/ou a encaixe devidamente. Mas atenção, faça isso somente se você tiver familiaridade o bastante com esse tipo de procedimento, pois caso faça algo errado a sua situação pode ficar ainda pior do que já estava.

ram

Pode ser também que a memória RAM esteja com algum tipo de defeito. Caso esse seja o caso a solução será trocar a memória defeituosa.

Além dos problemas citados acima, outros fatores que causam problemas envolvem: drivers de dispositivos errados, desatualizados ou mesmo em conflito com outros dispositivos; arquivos importantes para o funcionamento do micro que tenham sido corrompidos de alguma forma, ou então, algum cabo ou placa que esteja em um local errado ou mesmo frouxo ao invés de firme.

Para resolver tais casos: instale os drivers de chipsets da sua placa-mãe, atualize os drivers de placa de vídeo, som, rede, modem (se tiver) e dispositivos USB; use o Check Disk (verificador de erros) e desfragmente o disco; bote todas as coisas em suas devidas posições (caso saiba como) e verifique se nenhum ponto da placa-mãe encosta no gabinete.


Não consigo saber qual a causa do problema. E agora?


Se você usa o Windows há algum tempo já deve ter notado a ausência da nossa velha amiga “tela azul de erro”. Mas afinal, qual era a finalidade dela mesmo?

Então, a partir do Windows XP a “tela azul” foi substituída pelo “reiniciar automático”, pois em alguns casos o computador travava e não era possível executar o comando para reiniciá-lo. Contudo, se a tela azul não é mostrada não é possível detectar qual é o problema, para, dessa forma, procurar uma solução adequada.

Como faço para desativar o reinício automático e fazer com que a tela azul volte a ser mostrada para que eu possa, então, saber qual o problema a ser resolvido?

Simples. Vá em “Propriedades” do ícone “Meu computador” (ou aperte as teclas “Windows” + “Pause/Brake”), selecione a aba “Avançado” e clique na opção “Configurações” da área “Inicialização e recuperação”.

Agora na área “Falha do sistema”, meramente desmarque a opção “Reiniciar automaticamente” e clique em “OK”.

propriedades

Mas antes de clicar em “OK”, certifique-se de que a caixa “Gravar um evento no log do sistema” esteja marcada. Pois assim, quando um erro ocorrer e o seu computador for reiniciado, bastará acessar a opção “Executar...” (clique no menu “Iniciar” e selecione o item mencionado ou segure as teclas “Windows” + “R”), digitar “eventvwr”, clicar em “OK” para que, enfim, você descubra qual o problema em seu PC.

exec

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.