Roupas com antenas ajudam a melhorar o sinal de transmissão

1 min de leitura
Imagem de: Roupas com antenas ajudam a melhorar o sinal de transmissão

Cientista segura um dos protótipos da nova antena de comunicações. (Fonte da imagem: Cortesia da Universidade do Estado de Ohio)

Pesquisadores da Universidade de Ohio parecem estar realmente ocupados com suas máquinas de costura. Isso porque eles acabaram de desenvolver um novo design de antenas que vai inserido dentro das roupas e possui um alcance quatro vezes maior que as atuais usadas pelos soldados.

O protótipo utiliza uma capa plástica e fio metálicos para se fixar dentro da vestimenta. Contudo, seu uso ainda não está muito específico. Inicialmente a tecnologia será usada em um campo militar, melhorando a comunicação dos soldados, mas no futuro pode ter aplicações em diversas outras áreas, afirmou um dos cientistas.

Quanto ao funcionamento, o sistema é capaz de enviar e receber sinais de forma multidirecional. Ela possui um controle que identifica a antena melhor localizada para a transmissão de acordo com a posição do corpo e a ativa. O sinal também é capaz de sobrepor paredes e construções.

A ideia de esconder antenas não é novidade, afinal basta lembrar-se dos primeiros celulares que possuíam antenas externas em relação aos atuais que fazem questão de escondê-las. Quem sabe nessa evolução não veremos a próxima tecnologia em antenas sendo produzidas com uma máquina de costura?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.