10 animes interessantes a que você precisa assistir [opinião]

7 min de leitura
Imagem de: 10 animes interessantes a que você precisa assistir [opinião]

Quem cresceu na década de 90 e teve o prazer de acompanhar a falecida Rede Manchete sabe o poder influenciador que os animes podem ter em nossas vidas. Responsável por apresentar o gênero aqui no Brasil, a emissora trouxe para cá animações como Os Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Shurato e Super Campeões, além dos inúmeros “Tokusatsus” – aquelas séries de origem japonesa, como Jaspion e Jiraiya.

Mas foram os animes um dos responsáveis por criar a forte ligação existente entre o Ocidente e o Oriente, e deixar “raízes profundas” no gosto de algumas pessoas. Uma prova disso é a quantidade de gente que até hoje acompanha as animações japonesas e gasta incontáveis horas assistindo à várias séries ao mesmo tempo.

Animes, animes, animes e animes...

Motivações

O tema tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos tempos por causa de uma série de fatores. A chegada de serviços competentes de streaming de animações japonesas – uma espécie de “Netflix dos animes” –, como o Crunchyroll e o Daisuki, é um dos principais. Porém, a estreia gratuita de Saint Seiya: Soul of Gold, uma nova saga para Os Cavaleiros do Zodíaco, também deu o que falar.

Por conta disso tudo, resolvemos preparar uma lista com algumas recomendações de animes a que vocês deveriam assistir. A seleção é pessoal e contempla séries que não são tão populares assim. Afinal, quem gosta e já acompanha animações japonesas não vai querer ver uma matéria sugerindo opções tradicionais, como Dragon Ball, Pokémon, One Piece, Naruto, Bleach e outros que já fazem parte da lista dos otakus.

1. Gungrave

Apresentando a temática que flerta com o conceito atual de máfia, Gungrave conta a história de dois amigos de infância, Brandon Heat e Harry MacDowell, que vivem uma vida sofrida na parte pobre de uma cidade. Os dois se associam à organização criminosa “Millenion”, mas ambos têm propósitos diferentes nessa empreitada.

Gungrave.

O anime foi baseado em um jogo de PlayStation 2 desenvolvido e publicado pela Red Entertainment em 2002. Os acontecimentos acabam colocando os amigos de infância em conflito, ao mesmo tempo em que o gênero sci-fi começa a se fazer presente.

  • Episódios: 26
  • Status: concluído

2. Death Note

Traduzido para “Caderno da Morte”, Death Note conta a história de Light Yagami, um jovem de 17 anos que é considerado o melhor estudante do Japão. Entediado com sua vida e completamente em desacordo com a forma como o mundo está organizado, Light vê a chance de mudar tudo isso ao encontrar um caderno com o poder surpreendente de matar aquele cujo nome for escrito em suas páginas.

Death Note.

A história também apresenta um dos personagens mais carismáticos e icônicos que existe: L, o detetive que procura o responsável pelos assassinatos. Death Note apresenta uma trama recheada de estratégias e acontecimentos muito bem pensados. É uma série curta, ideal para aqueles que não gostam muito de enrolação.

  • Episódios: 37
  • Status: concluído

3. Shingeki no Kyojin

Apesar de já ser relativamente popular, Shingeki no Kyojin merece destaque exatamente por causa do sucesso que alcançou entre os fãs de anime e mangá. Bastante conhecido por seu título em inglês – Attack on Titan –, a trama se passa em um futuro apocalíptico em que a raça humana foi dizimada por Titãs colossais que se alimentam de pessoas por puro prazer.

Shingeki no Kyojin.

Porém, um grupo sobrevivente mora em uma cidade coberta por muros igualmente gigantescos para se proteger dos ataques dos Titãs. O foco inicial da história é em Eren Yaeger, sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, e seu amigo de infância, Armin Arlert, que se tornam militares para combater a ameaça dos gigantes depois de alguns acontecimentos tensos. Anime obrigatório para aqueles que se dizem amantes dessa arte.

  • Episódios: 25
  • Status: em produção

4. Samurai Warriors

Um dos presentes da falecida Rede Manchete para os brasileiros, Samurai Warriors foi um dos vários animes de sucesso aqui no Brasil na época em que a emissora ainda estava viva. Diferente do que aconteceu com diversas animações japonesas, seu mangá foi escrito depois do desenho.

Samurai Warriors.

Originalmente chamado de “Ronin Warriors”, o anime conta a história de cinco rapazes que receberam partes da armadura de um ser maligno chamado Scorpion, que havia tentado conquistar o mundo centenas de anos atrás. Um detalhe curioso é a tradução do nome dos protagonistas para o português, adaptações que ficaram completamente diferentes do original.

  • Episódios: 39
  • Status: concluído

5. Honey and Clover

Fugindo um pouco do estilo Shounen, Honey and Clover apresenta um mix de comédia e drama com uma história centrada em cinco amigos que estudam em uma escola de artes. A trama é recheada de temas cotidianos, como amizade, escolha profissional, amadurecimento e amor não correspondido.

Honey and Clover.

Honey and Clover apresenta cinco anos da vida desses personagens, mostrando vários aspectos de cada um deles durante esse tempo. Com traços bem característicos e uma história confusa em um primeiro momento, o anime se destaca por apresentar a vida como ela é: cheia de dilemas, questões e dúvidas para serem resolvidas.

  • Episódios: 24
  • Status: concluído

6. Planetes

A trama de Planetes acontece no ano de 2075, época em que as viagens espaciais se tornaram algo normal para o ser humano. O avanço tecnológico, entretanto, trouxe o problema do lixo espacial, e uma equipe foi montada exclusivamente para dar cabo desses detritos.

Planetes.

O destaque do anime é o convite para uma reflexão: seria esse o futuro da humanidade? Apesar da trama aparentemente “fraca”, a coleta do lixo espacial é apenas o “pano de fundo” para o desenvolvimento dos personagens envolvidos, em especial o protagonista Hachirota Hoshino.

  • Episódios: 26
  • Status: concluído

7. Toriko

Imagine um mundo fictício onde a comida é algo muito, mas muito importante para seus habitantes. Esse é o universo no qual Toriko, um anime cujo protagonista – que leva o mesmo nome da animação – está em busca dos alimentos mais raros que existem para fazer o “cardápio perfeito”.

Toriko.

Poderia ser piada se a história não fosse tão boa. Toriko é um Bishokuya, uma espécie de “caçador de comidas” em busca de ingredientes para fazer a refeição suprema. O foco na culinária é bastante evidente nas cenas em que algum alimento aparece. Nesses casos, a textura, o cheiro e até o sabor são destacados para passar tudo isso ao espectador.

  • Episódios: 147
  • Status: concluído

8. The Knight In the Area

Órfãos de Super Campeões têm grandes chances de gostar de The Knight In the Area, um anime que traz o futebol como principal ingrediente da trama. Com um foco um pouco mais realista – se é que podemos dizer isso –, a animação apresenta a história de Kakeru Aizawa, irmão mais novo do prodígio do futebol, Suguru Aizawa, que morre em um acidente de carro em que ambos estavam presentes.

The Knight In the Area.

Por causa do acidente, o coração de Suguru é transplantado para Kakeru, que volta a jogar futebol depois de ter passado por uma situação traumática no passado. O anime tem forte capacidade de agradar até mesmo aqueles que não gostam do esporte por causa de sua história envolvente e bonita.

  • Episódios: 37
  • Status: concluído

9. Highschool of the Dead

O apocalipse zumbi pode até estar meio batido, mas Highschool of the Dead consegue dar um tapa no gênero e apresentar conceitos bastante inusitados. A temática adulta é o que balanceia o anime, oferecendo uma combinação que agradou muitos daqueles que estavam enjoados de ver histórias sobre mortos-vivos.

Highschool of the Dead.

A trama começa em uma manhã convencional em que o protagonista Komuro Takashi está no telhado de seu colégio e observa o início de uma tragédia: nos portões da instituição, um homem suspeito é o responsável por infectar as pessoas, e logo todos por ali são transformados em zumbis. O destaque vai para a evolução da história, que passa a apresentar a destruição de códigos morais humanos e uma série de conflitos que provavelmente seriam reais nessa situação.

  • Episódios: 12
  • Status: concluído

10. Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Fullmetal Alchemist provavelmente é conhecido por muitos que estão lendo essa seleção de animes. A história dos irmãos Elric não é novidade para quem é fãs das animações japonesas, mas a adaptação do mangá foi acometida por um mal comum a quase todas as séries: fillers. Porém, FMA recebeu uma cura, e seu nome é Brotherhood.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood é uma produção que readaptou a animação para o ponto de vista do mangá, apresentando os acontecimentos de forma mais fiel à história e sem enrolação. A série dispensa apresentações, figurando como um dos animes obrigatórios para os fãs do gênero.

  • Episódios: 64
  • Status: concluído

.....

E aí, o que achou dessa seleção? Sabemos que essa lista poderia facilmente se estender para centenas – se não milhares – de animes, mas separamos apenas uma pequena porção que agradou este redator. Gostariam de sugerir mais alguma animação japonesa interessante e que deveríamos assistir? Quem sabe a sua sugestão não possa compor uma segunda parte dessa lista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.