Anime

Ícone de Anime
181 notícias  publicadas

O que são animes?

A palavra anime, em japonês, significa animação. No Japão, qualquer animação é considerada um anime, seja ela nacional ou internacional. Já no Ocidente, a palavra é usada de forma mais específica. Recebem essa denominação apenas os desenhos de origem japonesa.

Qual é a origem do anime?

Osamu Tezuka, considerado o Deus do Mangá, foi o grande responsável pela popularização da adaptação dos quadrinhos para narrativas televisivas. Astro Boy, de 1963, foi a primeira série animada japonesa a contar uma história de forma contínua — assim como é feito com as trilogias de cinema e os seriados de televisão.

Animes no Brasil

O extinto canal de televisão Manchete foi o responsável pela disseminação inicial dos animes no Brasil. Com Cavaleiros do Zodíaco, o gênero ganhou popularidade e força, se tornando um divisor de águas quando o assunto é cultura japonesa no país. Outras animações que logo conquistaram o público foram Pokémon, Dragon Ball Z e Sailor Moon, sendo a última a pioneira nas produções focadas em fãs mulheres — apesar de também ter vários admiradores do sexo masculino. 

Ver mais notícias

PUBLICIDADE